Espaço Hyundai
Nürburgring. É neste «Inferno Verde» que a Hyundai testa os seus modelos
Foram necessários mais de 25 mil homens para construir Nürburgring Nordschleife, o «inferno» dos automóveis. Um local que desde 2013 também é ocupado pela Hyundai.

Neste especial:
- Tudo o que a Hyundai fabrica e tu não sabes
- Homem e máquina: como são fabricados os automóveis modernos
- 50 anos de história do «gigante coreano»
- A Hyundai na liderança do Fuel Cell
- Ir à Lua e voltar… com a garantia Hyundai
- Esta é a equipa mais portuguesa do Mundial de Ralis
- Hyundai Santa Fe. Concluir uma expedição com mais de 100 anos
- Qualidade coreana. Engenharia alemã. Quem é quem na Hyundai?
- De que aço são feitos os Hyundai?
Construído nos anos 20 em redor da vila de Nürburg e das montanhas Eifel, Nürburgring, também conhecido por “Inferno Verde” – devido à floresta que engole o seu exigente traçado – é dos circuitos mais conhecidos e temidos por pilotos e máquinas a nível mundial.
Além disso, é também um dos locais onde a Hyundai submete os seus modelos aos mais exigentes testes de desenvolvimento e fiabilidade.
SABIAS QUE? Foram necessários mais de 25 mil homens para construir Nordschleife, a configuração mais extensa do circuito. Uma obra que só ficou completa em 1927.
Atualmente, Nürburgring Nordschleife é considerado um dos circuitos mais desafiantes e excitantes do mundo: são 73 curvas espalhadas ao longo de 20,8 km de asfalto. A diferença de altitude entre o ponto mais alto e os ponto mais baixos chega aos 300 metros.
Há subidas e descidas com inclinações de 17% e 11%, constituindo um verdadeiro teste à fiabilidade dos componentes mecânicos dos automóveis e «nervos» dos pilotos.
O «covil» da Hyundai
Foi perante este desafio que a Hyundai decidiu, em 2011, construir no Nürburgring o seu mais importante centro de testes.
Concluído em setembro de 2013, este edifício com fachada em vidro e aço é uma extensão do centro europeu de I&D em Rüsselsheim, Alemanha, onde estão sediadas as instalações europeias de engenharia da Hyundai.

Este edifício, localizado no topo de uma colina acima da famosa Route 258 (adjacente ao Nürburgring), tem quatro pisos e 3 622 m2 de área coberta dividida entre oficinas, escritórios e salas de reuniões.
Um verdadeiro «covil» onde todos os modelos da marca são «torturados» com um objetivo: produzir automóveis de qualidade com índices de fiabilidade referenciais.
SABIAS QUE? Cada modelo de testes da Hyundai é sujeito a 480 voltas ao circuito (com a pista seca e molhada), simulando até 180 mil km de condução exigente em condições reais.
É neste espaço que uma vasta equipa de mecânicos e engenheiros desenvolve e testa «no limite» todos os componentes dos modelos da marca antes de avançarem para a fase de produção.
Um programa que ao contrário do que poderíamos pensar, não se limita aos modelos desportivos. A título de exemplo, toda a gama Hyundai i30 foi desenvolvida e testada no Nürburgring.

Os pilotos de testes
A Hyundai trabalha com uma equipa de pilotos profissionais com largos anos de experiência no Nürburgring. Estes pilotos são postos à prova nos testes de durabilidade, durante voltas e voltas consecutivas, rodando constantemente entre 90 a 95% dos limites do carro.

SABIAS QUE? Toda a gama Hyundai i30 foi desenvolvida e testada no Nürburgring.
A cada volta a Hyundai monitoriza todos os parâmetros dinâmicos, dos inputs na direção, aos movimentos da suspensão, passando naturalmente pela performance do motor. A título de exemplo, para que o novo Hyundai i30N (o novo desportivo da marca) cumpra todos os requisitos de fiabilidade e segurança, a Hyundai criou uma equipa de raíz para participar nas 24 Horas de Nürburgring.
Assiste ao vídeo:
O modelo que podem ver (no vídeo) está muito próximo da versão de produção. Entre as poucas modificações operadas pela marca conta-se o arco de segurança (obrigatório) e o sistema de travagem de competição (dimensionado para a prova). A nível de mecânico, as modificações foram mínimas. Missão? Assegurar que a versão de produção é aguenta todo o tipo de «maus tratos».
Os dados recolhidos durante a corrida pelo centro de testes do Nürburgring foram enviados para o centro de pesquisa e desenvolvimento da marca em Rüsselsheim.

Resultado prático
O resultado prático destes testes traduz-se nas garantias que a Hyundai oferece em todos os seus modelos: 5 anos de garantia com quilometragem ilimitada (a manutenção programada não é para todos os modelos). É esta a confiança que a Hyundai tem nos seus produtos.

Não é de admirar, portanto, o resultado deste trabalho. A Hyundai é atualmente uma das marcas que com maior frequência surge no topo dos rankings de fiabilidade e satisfação dos clientes.
Este conteúdo é patrocinado por
©2021 RAZÃO AUTOMÓVEL