Notícias Tesla quer vender este robô daqui a 3 anos por menos de 20 000 euros

Inteligência Artificial

Tesla quer vender este robô daqui a 3 anos por menos de 20 000 euros

A Tesla mostrou o Optimus, o robô humanóide que vai ter a trabalhar nas suas fábricas e que espera vender em massa.

Tesla optimus

Prometido e cumprido: a Tesla apresentou um robô humanóide chamado Optimus na tão aguardada cerimónia do “IA Day”, que decorreu na Califórnia, nos EUA.

Por enquanto o Optimus é só um protótipo, mas bem ao seu estilo, Elon Musk afirmou que poderá estar disponível daqui a três anos e com um preço inferior a 20 000 dólares, qualquer coisa como 20 500 euros.

Totalmente funcional, como de resto foi possível perceber durante o evento e num vídeo que a Tesla mostrou e onde se vê o Optimus a realizar pequenas tarefas como carregar caixas ou regar plantas, este robô humanóide está quase pronto a “dar uma mãozinha” nas fábricas da marca norte-americana, sobretudo nas tarefas de repetição. Mas também será vendido em massa ao público.

A NÃO PERDER: Sem chave. Aceder ao Tesla Model 3 com um chip implantado na mão
Tesla optimus

Durante a apresentação, onde pudemos ver duas versões deste humanóide (uma mais rudimentar em termos de forma e outra com um formato mais próximo de um humano) foi notório um foco óbvio nas articulações do Optimus, que de acordo com a Tesla tem “mãos de nível humano”, com “mecanismos complexos que permitem que a mão se adapte aos objetos que estão a ser agarrados”.

A animar este robô — mede cerca de 1,75 metros e pesa 73 kg — está uma bateria de 2,3 kWh, o que segundo a Tesla deverá ser suficiente para um dia inteiro de trabalho.

Tesla optimus
O Optimus até consegue regar as plantas.

Equipado com ligação Wi-Fi e LTE, o Optimus partilha hardware e software com os Tesla que vemos nas estrada, nomeadamente ao nível do Autopilot que equipa os modelos da empresa fundada por Elon Musk.

A relação entre estes dois projetos — Optimus e Autopilot — foi, de resto, um assunto recorrente ao longo deste evento, com os engenheiros a realçarem que só foi possível fazer avanços tão rápidos no mundo da robótica por causa do trabalho que já tinha sido feito ao nível do desenvolvimento da condução autónoma dos automóveis.

Elon Musk, que chegou a afirmar que a Inteligência Artificial era uma ameaça para a Humanidade, afirmou que “é preciso ter cuidado para não seguir a via Terminator”, numa clara referência à saga de James Cameron.

LEIAM TAMBÉM: Tesla Model Y mais barato de todos já pode ser encomendado

Contudo, o próprio Elon Musk fez questão de anunciar que a Tesla está a incorporar rigorosas medidas de segurança nos seus robôs, incluíndo uma espécie de botão de emergência que pode ser manipulado manualmente.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208