Autopédia Têm uma aranha no interior do vosso automóvel? Como podem livrar-se dela

Dicas

Têm uma aranha no interior do vosso automóvel? Como podem livrar-se dela

Aranhas a usarem o nosso automóvel como «casa» é mais comum do que se pensa. Como se livrarem deste «ocupa» indesejado.

Teia de aranha entre retrovisor e janela

Haverá dia melhor que o Dia das Bruxas — aka Halloween — para falar das aranhas que fazem do nosso automóvel a sua casa?

Apesar do aspeto destas criaturas de oito patas ser assustador o suficiente para gerar medos irracionais a alguns, a verdade é que são bastante benéficas, livrando-nos de outras criaturas rastejantes e voadoras mais chatas e, algumas, mais perigosas à nossa saúde.

Mas isso não significa que as queiramos como residentes no interior dos nossos automóveis.

LEIAM TAMBÉM: Comprou um carro usado? Seis dicas sobre o que deve fazer
Aranha
Se encontrarem uma aranha deste tamanho no vosso automóvel, o melhor é mesmo fugir e arranjar um lança-chamas — é a única salvação possível.

Certamente, já nos aconteceu a todos nós sermos brindados com a presença indesejada de aranhas na nossa viatura: o mais comum é vermos uns fios suspeitos nos retrovisores exteriores…

Ou, como já aconteceu a este vosso escriba, ter deixado o carro parado um par de dias para depois constatar que uma destas criaturas esteve particularmente ocupada a «unir» uma das saídas de ventilação com uma das hastes por detrás do volante.

A verdade é que os nossos automóveis são excelentes refúgios não só para aranhas como para muitos outros tipos de outras criaturas rastejantes: abrigos que ajudam a proteger da chuva, frio e também do calor, além do potencial de caça que oferece.

Mas… como nos podemos livrar delas?

Se não queremos esperar dias até as aranhas abandonarem o nosso automóvel quando «percebem» que não é o melhor local para apanhar a próxima refeição, há soluções mais rápidas.

Caso as consigam ver, a primeira solução é, claro, agarrá-las e voltar a soltá-las na natureza, para que continuem a fazer o seu trabalho de controlar outras pestes. Se têm demasiado medo em usar as mãos para agarrá-las, sempre podem «persuadi-las» a entrar num pequeno frasco ou caixa.

Por outro lado, se a única coisa que conseguem ver das aranhas no vosso automóvel são as teias que vão tecendo, vai ser preciso recorrer a outro tipo de armas.

Podemos começar pelos odores; as aranhas não são fãs de cheiros mais intensos. Odores como o dos citrinos, eucalipto ou menta costumam ser eficazes como repelentes de aracnídeos — na próxima vez que comprar ambientador para o automóvel, considerar um destes aromas pode resolver o problema e evitá-lo no futuro.

Alfaholics Spider-R, Alfa Romeo Spider
Há outras “aranhas” (spiders) que não têm oito patas, mas têm quatro rodas… e estas até as convidamos, de bom grado, a fazerem parte da nossa vida.

Claro que há soluções que não são tão «amigas» das aranhas e têm um caráter mais definitivo. Obviamente o uso de inseticidas próprios é uma dessas soluções ou então o uso de repelentes não tóxicos (alguns deles podem ser feitos com ingredientes domésticos) tratam de resolver o problema do «ocupa ilegal».

Como evitar que as aranhas ocupem o vosso automóvel?

Para evitar que elas voltem a usar o nosso automóvel como se fosse a sua casa, o melhor conselho que podemos dar é o de manter o interior limpo — reduz o potencial da aranha olhar para o interior do vosso automóvel como o seu próximo território de caça.

Se têm por hábito comer no interior do vosso automóvel, então torna-se ainda mais relevante aspirá-lo com alguma regularidade — o aspirador também pode servir como arma para nos livrarmos de uma aranha mais «teimosa». E importa limpar/aspirar em todas as reentrâncias e entre os bancos, onde detritos como migalhas podem facilmente acumular.

Livrem-se também de «tralha» desnecessária que só serve de lastro. Objetos que ficam esquecidos na bagageira ou no chão do automóvel providenciam mais locais para as aranhas e outros pequenos «bichos» se esconderem, ou seja, um território de caça em potência.

Caso tenham garagem, aconselha-se igualmente a não deixar as portas ou as janelas abertas, mesmo que a porta fique apenas encostada ou a abertura da janela ter menos de um dedo de altura. Como devem imaginar, não será nenhum desafio para uma aranha entrar.