Notícias Medidas do governo de apoio às famílias. Que medidas afetam os automobilistas?

Governo

Medidas do governo de apoio às famílias. Que medidas afetam os automobilistas?

Entre as oito medidas propostas pelo Governo de apoio ao rendimento das famílias, nenhuma trouxe novidades aos automobilistas.

Fila de trânsito

Ontem ao início da noite, o Governo liderado por António Costa apresentou oito medidas de apoio ao rendimento das famílias, que também afetam os automobilistas e os utilizadores de transportes públicos.

Contudo, nas medidas apresentadas, a única grande novidade relacionada com os automobilistas é mesmo prolongamento das medidas que já estão em vigor até ao final de 2022.

Ou seja, até ao final do ano manter-se-á a redução do ISP (equivalente a uma redução do IVA de 23% e 13%), a devolução do adicional do IVA e a suspensão da taxa de carbono.

VEJAM TAMBÉM: Poupar combustível? Com estas dicas é mais fácil
posto combustível
No que diz respeito ao preço dos combustíveis, o Governo vai limitar-se a manter em vigor as medidas que já está a aplicar.

Segundo o governo, isso significa que, por 50 l de combustível, os consumidores pagam menos 16 euros do que estariam a pagar por essa quantidade em gasolina e menos 14 euros por gasóleo.

Transportes públicos sem aumentos durante 2023

Para todos que usam transportes públicos, também há uma importante novidade. O Governo decidiu congelar o preço de todos os passes, incluíndo os bilhetes da CP.

Tendo em conta que essa medida terá um efeito nas contas das empresas de transportes, António Costa, o Primeiro-Ministro de Portugal, disse que a CP e as autoridades de transporte terão a “devida compensação”.

Sabe esta resposta?
Quanto custava um litro de gasolina 95 antes do euro?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Quanto custava um litro de gasolina antes do euro? Veja a diferença