Os SUV só servem para o asfalto? Levámos os novos Jeep 4xe para fora de estrada

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Os SUV só servem para o asfalto? Levámos os novos Jeep 4xe para fora de estrada

O Jeep Compass e o Renegade 4xe oferecem autonomia elétrica em cidade, potência híbrida em estrada e tração integral fora dela. Mas será que conseguem fazer mais do que enfrentar o centro urbano?

Advertisement

A Jeep desafiou a Razão Automóvel a colocar «à prova» dois modelos da gama Jeep 4xe. O compacto Jeep Renegade e o familiar Jeep Compass.

Dois SUV que carregam o legado de uma marca com 81 anos de história na produção de veículos todo o terreno.

O desafio era aparentemente simples. No trânsito urbano usar apenas o modo 100% elétrico e depois fazer uma viagem para um «desafio 4xe», onde colocámos à prova as capacidades fora de estrada destes SUV com tecnologia híbrida plug-in.

Será que as nossas provas foram todas superadas? Assistam ao vídeo:

Tecnologia 4xe. O que é?

Os modelos 4xe recorrem a tecnologia híbrida plug-in, ou seja, têm capacidade para circular em modo 100% elétrico — um modo, sobretudo, destinado às deslocações diárias — e com recurso ao motor de combustão, conseguem enfrentar todas as viagens sem constrangimentos.

Esta polivalência é resultado da associação de um motor elétrico a um motor de combustão.

Para garantir uma autonomia anunciada de 50 km (WLTP) em modo elétrico, os Jeep 4xe recorrem a baterias de 11,4 kWh, que podem ser carregadas numa tomada doméstica ou num posto de carregamento.

Estes modelos estão equipados com sistema de tração integral. Graças a este sistema, as aventuras fora do asfalto são uma realidade.

Para acelerar este processo, os Jeep 4xe têm como opção a easyWallbox que reduz o tempo de carregamento para menos de duas horas.

Potência e eficiência Jeep 4xe

O Jeep Compass 4xe e o Jeep Renegade 4xe estão disponíveis em duas versões: com 190 cv e 240 cv de potência. Esta potência combinada resulta da combinação do conhecido motor 1.3 Turbo Firefly com um motor elétrico de 60 cv.

Cidade, estrada, autoestrada e todo o terreno. Neste desafio Jeep 4xe experimentámos todos os cenários.

As prestações anunciadas revelam dois SUV com prestações dignas de nota: 7,5 segundos dos 0-100 km/h e 200 km/h de velocidade máxima (modo híbrido). Em modo elétrico a velocidade máxima admitida é de 130 km/h.

A gestão da resposta dos motores é feita de forma automática, mas o condutor pode escolher a «personalidade» do seu Jeep através dos vários modos de condução disponíveis.

Respeitar o legado Jeep

A Jeep é uma marca com mais de 80 anos de história. Fundada em 1941, a marca norte-americana tem sido responsável por alguns dos todo o terreno mais icónicos de sempre. Segundo a marca, os novos Jeep 4xe foram desenvolvidos para respeitar esse legado.

Há vários modos de condução «off road» disponíveis. Em alternativa, podemos deixar o sistema 4xe gerir a tração de forma automática.

O caminho mais difícil, a praia mais isolada ou um passeio pelo campo sem perder de vista as características de um veículo familiar: conforto, eficiência e tecnologia. São estes os desafios e as oportunidades que os Jeep 4xe querem oferecer.

Sem as ambições dos veículos todo o terreno «puros e duros» como o Wrangler, o Jeep Compass e o Jeep Renegade vão onde os outros ficam. É esse o legado da Jeep: ir mais longe.

Este conteúdo é patrocinado porJeep

Mais artigos em Branded Content