Notícias Pneus da Continental feitos com garrafas de plástico recicladas são “made in” Portugal

Pneus

Pneus da Continental feitos com garrafas de plástico recicladas são “made in” Portugal

Os pneus Continental que são feitos a partir de garrafas PET recicladas já estão disponíveis em Portugal, onde também são produzidos.

Pneus ContiRe.Tex feitos garrafas plástico recicladas Continental

Os pneus Continental que contêm poliéster fabricado a partir de garrafas PET recicladas já estão disponíveis em Portugal, onde também estão a ser produzidos, na Continental Mabor, em Vila Nova de Famalicão.

Estes pneus contam com a tecnologia ContiRe.Tex da Continental, que permite substituir a totalidade do poliéster convencional num pneu por poliéster feito a partir de garrafas de plástico.

Esta nova tecnologia, que está em produção desde o passado mês de abril e que no mercado nacional está a ser disponibilizada a partir da rede de agentes ContiService, já está disponível em algumas dimensões dos pneus PremiumContact 6 e EcoContact 6.

A NÃO PERDER: Um pneu que faz mais quilómetros. Continental UltraContact
Pneus ContiRe.Tex feitos garrafas plástico recicladas Continental 2

Como funciona a tecnologia ContiRe.Tex?

Apresentada em setembro de 2021, a tecnologia ContiRe.Tex recorre a fio de poliéster desenvolvido a partir de garrafas PET “usadas sem nenhuma etapa química intermediária e não reciclada de nenhuma outra forma”, como explica a própria Continental.

As garrafas usadas “provêm exclusivamente de regiões sem um ciclo fechado de reciclagem” e são separadas e limpas mecanicamente, depois das tampas das mesmas serem removidas. Após a trituração, o PET é posteriormente transformado em granulado e finalmente em fio de poliéster.

Quantas garrafas são precisas para produzir um jogo de pneus?

Para produzir um jogo de pneus padrão são necessárias cerca de 40 garrafas PET recicladas, sendo que os pneus com esta tecnologia podem ser identificados através de um logótipo especial na parede lateral, onde se pode ler: “Contém Material Reciclado”.

LEIAM TAMBÉM: Este é o pneu que se enche sozinho da Continental

Todos os pneus produzidos com tecnologia ContiRe.Tex são 100% produzidos em Portugal, na fábrica de pneus da Continental em Lousado, Vila Nova de Famalicão.

Provas dadas na competição

Além de disponibilizar esta tecnologia em pneus para automóveis de produção, a Continental também já a colocou à prova no mundo da competição, mais concretamente na Extreme E, a série 100% elétrica de protótipos todo o terreno, que o Diogo Teixeira já teve oportunidade de presenciar:

Recorde-se que a Continental está empenhada em tornar os seus pneus mais amigos do ambiente e até já assumiu o compromisso de produzir todos os pneus com materiais 100% sustentáveis até 2050.

Sabe esta resposta?
Com que modelo o Toyota GR Corolla partilha o seu motor?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

GR Corolla vs GR Yaris. De onde vieram os 43 cv a mais?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

GR Corolla vs GR Yaris. De onde vieram os 43 cv a mais?