Autopédia Afinal é ou não proibido conduzir de tronco nu e de chinelos?

Segurança rodoviária

Afinal é ou não proibido conduzir de tronco nu e de chinelos?

Por altura do verão surge sempre uma dúvida entre os condutores: afinal é ou não proibido voltar da praia a conduzir em tronco nu e/ou chinelos?

Citroën Mehari na praia
© Citroën

Depois de um dia de praia há quem regresse a casa a conduzir o seu veículo sem a t-shirt vestida e de chinelos. Será que o podemos fazer e dará direito a multa?

Bem, a resposta a todas estas dúvidas é um simples não.

Janela aberta e pés de fora

Não há qualquer referência ao tipo de vestuário e de calçado a usar durante a condução no Código da Estrada. A única obrigação é mesmo usar o cinto de segurança, mesmo que viajem sem camisa ou t-shirt.

Contudo, mesmo que nada do que referimos acima seja proibido, importa olhar para o segundo ponto do Artigo 11.º do Código da Estrada, relativo à condução de veículos e animais, e onde se pode ler:

Os condutores devem, durante a condução, abster-se da prática de quaisquer atos que sejam suscetíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança.

Ora, conduzir com chinelos, por exemplo, pode ser considerado perigoso, uma vez que o chinelo pode ficar preso num dos pedais ou escorregar, colocando naturalmente em risco a condução e a segurança dos outros peões e automobilistas.

O bom senso impera… sempre

Mas claro, independentemente da indumentária adotada nas viagens de verão, há algo que se impõe sempre, o bom senso.

E claro, o bom senso parte de cada um. Porém, nunca é demais lembrar que em caso de acidente quem circular em tronco nu e/ou com chinelos estará sempre mais exposto e, como tal, poderá sofrer mais lesões cutâneas do que alguém que conduza com uma camisola vestida e outro tipo de calçado.