Notícias Ferrari 410 Sport Spider de Carrol Shelby foi o mais caro no Monterey Car Week

Monterey Car Week 2022

Ferrari 410 Sport Spider de Carrol Shelby foi o mais caro no Monterey Car Week

Este Ferrari 410 Sport Spider by Scaglietti foi o carro com o qual Carrol Shelby venceu mais corridas na sua carreira.

Ferrari 410 Sport Spider by Scaglietti frente 3/4
© RM Sotheby's

Além da revelação de novos modelos como os Bugatti Mistral ou o Koenigsegg CC850 o “Monterey Car Week 2022” foi também palco do leilão de autênticos «unicórnios» e nenhum brilhou mais do que este Ferrari 410 Sport Spider by Scaglietti.

Leiloado pela RM Sotheby’s por 22 milhões de dólares (cerca de 22 milhões de euros), este Ferrari foi o carro mais caro de todos os leilões realizados durante o evento que decorreu na Califórnia entre 11 e 20 de agosto e não é difícil justificar o valor que por ele foi pago.

Nascido em 1955, este Ferrari 410 Sport Spider by Scaglietti é um de apenas dois exemplares originalmente projetados pela casa italiana para disputar a edição daquele ano da prova sul-americana Carrera Panamericana.

A NÃO PERDER: Guiámos o Ford Mustang Shelby GT500, uma “fera” com 760 cv

A sua carroçaria foi desenhada e produzida por Sergio Scaglietti e a animá-lo encontramos um V12 com 4,9 l, duas velas por cilindro (24 no total) e três carburadores duplos Weber 46 DCF que oferecem ao carro italiano cerca de 400 cv de potência.

Uma «vida» de vitórias

A Carrera Panamericana foi cancelada em 1955 devido à tragédia ocorrida na edição de 1955 das 24 Horas de Le Mans, o que também teve como consequência o adiamento da estreia em competição deste Ferrari 410 Sport Spider by Scaglietti. A estreia em circuitos foi assim adiada para 1956 nos 1000 Quilómetros de Buenos Aires.

Depois de ter servido a Ferrari na equipa oficial, este 410 Sport Spider by Scaglietti foi vendido a John Edgar que escolheu para seu piloto… Carrol Shelby — sim, esse mesmo, o dos Shelby Cobra e Mustang e o mesmo que é retratado no filme Ford Vs Ferrari.

Foi com este Ferrari 410 Sport Spider by Scaglietti que Carrol Shelby obteve mais vitórias na sua carreira: saboreou a vitória oito vezes e conquistou 10 pódios.

Estes resultados captaram até as atenções de Enzo Ferrari que por várias vezes congratulou o norte-americano, algo comprovado pelas cópias das cartas enviadas a Shelby por Ferrari que acompanham este exemplar.

Além de Carrol Shelby também pilotos como Phil Hill, Eugenio Castellotti ou Richie Ginther pilotaram este Ferrari, um carro que entre 1956 e 1958 participou em cerca de 40 corridas, vencendo 11 delas.

«Reformado» em 1963, este Ferrari 410 Sport Spider by Scaglietti tornou-se depois presença habitual em eventos como o Goodwood Festival of Speed ou o Pebble Beach Concours d’Elegance.

Ferrari 410 Sport Spider by Scaglietti detalhe autógrafo depósito de combustível
O depósito de combustível foi autografado e conta com uma mensagem de Carrol Shelby. © RM Sotheby's

Foi num evento deste género, o “Fabulous Fifties Concours” em Gardena, na Califórnia, que Carrol Shelby se reencontrou com o 410 Sport Spider by Scaglietti e autografou o depósito de combustível, autógrafo esse que ainda lá está.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Ferrari 365 GT4 BB?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Fomos enganados. Afinal BB em Ferrari 365 GT4 BB não significa Berlinetta Boxer