Notícias Ford Shelby Cobra Concept rende 2 milhões de euros em leilão

Monterey Car Week

Ford Shelby Cobra Concept rende 2 milhões de euros em leilão

Um autêntico "unicórnio" do qual só há uma unidade, o Ford Shelby Cobra Concept foi leiloado por um valor condizente com a sua raridade.

Shelby Cobra Concept

Foram muitos os automóveis que passaram pela Monterey Car Week e deixaram marca e este Ford Shelby Cobra Concept, mais conhecido por “Daisy”, foi sem margem para dúvidas um deles.

Era uma das “estrelas da companhia” do leilão da Mecum Auctions para este certame e, sendo um protótipo único no mundo (ainda que tenham existido réplicas), apresentava-se com um valor estimado entre os 1,5 e os 2 milhões de dólares.

Não só não desiludiu como até impressionou, uma vez que ultrapassou esta marca antecipada pela leiloeira norte-americana e acabou por “mudar de mãos” por um valor ligeiramente superior ao esperado: 2,4 milhões de dólares, qualquer coisa como dois milhões de euros.

Shelby Cobra Concept

Apresentado em 2004 no Salão de Detroit (nos EUA), este Ford Shelby Cobra Concept foi desenvolvido sob o olhar atento de Carroll Shelby e de Chris Theodore (o seu proprietário até agora…), que era vice-presidente de desenvolvimento de produto da marca da oval azul nessa altura.

A NÃO PERDER: Tudo por uma boa causa. Compraram o primeiro NSX Type S por mais de 935 mil euros

O objetivo era que em 2007 tivesse dado origem a um modelo de produção, ambição a que a crise económica que se viveu nessa altura colocou um travão, ditando mesmo o cancelamento do projeto.

Para a história ficou um protótipo único, com um chassis integralmente em alumínio, com uma carroçaria maioritariamente em fibra de vidro e que tem um tamanho semelhante ao de um “pequeno” Mazda MX-5.

A animá-lo está um motor DOHC V10 de 6,4 litros — também em alumínio — que produz 613 cv de potência e que surge associado a uma caixa manual — Ricardo — de seis relações.

As ligações ao solo são feitas através de uma suspensão independente, a mesma que encontrávamos no Ford GT de primeira geração, ainda que com uma afinação específica.

Atrás das jantes BBS de sete raios surgiam “escondidos” uns travões de alto rendimento da Brembo, com discos ventilados e pinças de quatro pistões.

Importa recordar que, apesar de ser um protótipo, este Ford Shelby Cobra Concept está homologado para circular em estrada, uma “autorização” que foi obtida recentemente, já quando este Shelby estava nas “mãos” de Chris Theodore.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Ford Puma original?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?