Hidrogénio
XCIENT Fuel Cell. Camião a hidrogénio da Hyundai chega à Alemanha em 2023
O XCIENT Fuel Cell, o camião a hidrogénio da Hyundai, vai passar a fazer parte da frota de sete empresas alemãs.

A Hyundai acaba de anunciar a chegada do seu camião a hidrogénio, o XCIENT Fuel Cell, às estradas da Alemanha até à segunda metade de 2023.
Estes 27 camiões a hidrogénio vão ser usados por sete empresas germânicas de logística, indústria e retalho, que vão usufruir do financiamento para veículos ecológicos aprovado pelo governo alemão.
Importa lembrar que o XCIENT Fuel Cell, que a Hyundai descreve como o “primeiro camião pesado de mercadorias movido a hidrogénio a ser produzido em massa”, já está a ser utilizado na Suíça desde 2020.
A NÃO PERDER: Quantos veículos “fuel cell” a hidrogénio foram vendidos em 2021?
E por terras helvéticas, a frota de 47 unidades de camiões XCIENT Fuel Cell já ultrapassou a barreira dos quatro milhões de quilómetros percorridos, ao serviço de 45 clientes e 23 marcas.
Mark Freymueller, Vice- Presidente e Diretor da Divisão de Inovação Empresarial de Veículos Comerciais da HyundaiCom a entrada no mercado alemão de veículos pesados queremos aproveitar esta oportunidade para expandir o nosso negócio para o mercado europeu de uma forma mais alargada, apoiando os esforços da Alemanha para atingir os seus objetivos de neutralidade carbónica.
A Hyundai, juntamente com a H2 Energy, criou a Hyundai Hydrogen Mobility Germany GmbH (HHMG) para expandir a sua entrada no mercado de veículos comerciais movidos a hidrogénio na Alemanha e para ajudar a estabelecer um ecossistema de hidrogénio naquele país, que é o maior mercado de veículos comerciais da Europa.
Recorde-se que o governo alemão terá um orçamento de 1,6 mil milhões de euros disponíveis até 2024 para a aquisição de veículos comerciais amigos do ambiente, onde se incluem estes XCIENT Fuel Cell.

Como funciona o Hyundai XCIENT Fuel Cell?
Este camião a hidrogénio da Hyundai está equipado com um sistema fuel cell de 190 kW e com um motor de 350 kW (476 cv) que produz um binário máximo de 2237 Nm.
LEIAM TAMBÉM: Hidrogénio em pó. Cientistas encontram solução que pode mudar tudoO XCIENT Fuel Cell conta ainda com sete tanques de hidrogénio que permitem armazenar até 31 kg, o suficiente para uma autonomia de aproximadamente 400 km.
E porque a temática assim o exige, convido-vos a verem (ou a reverem) o ensaio em vídeo do Guilherme Costa ao NEXO, o automóvel elétrico movido a pilha de combustível a hidrogénio da Hyundai:
Sabe responder a esta?
Qual é a potência do Hyundai Kauai N?
Não acertou..
Mas pode descobrir a resposta aqui::
Testámos o Hyundai Kauai N. O que vale o primeiro N em formato SUV?Em cheio!!
Vá para a próxima perguntaou leia o artigo sobre este tema:
Testámos o Hyundai Kauai N. O que vale o primeiro N em formato SUV?Mais artigos em Notícias
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL