Notícias Primeira M3 Touring será o prémio do melhor piloto de MotoGP em qualificação

MotoGP

Primeira M3 Touring será o prémio do melhor piloto de MotoGP em qualificação

Além da M3 Touring para o melhor piloto de MotoGP em qualificação, a BMW M deu a conhecer a nova M3 Touring safety-car para a disciplina.

BMW M3 Touring MotoGP, vista 3/4 traseira

Pela vigésima vez consecutiva acontece o BMW M Award que atribui ao piloto de MotoGP com mais pontos conseguidos em qualificação um prémio e este ano será uma das novidades mais aguardadas da “M”: a inédita BMW M3 Touring.

Revelada há pouco mais de um mês, a M3 Touring responde aos anseios dos fãs mais acérrimos da marca que há muito que pediam o «casamento» da performance e dinâmica reconhecidos do M3 com os atributos mais práticos da carrinha do Série 3.

O resultado final não defraudou as expetativas. Disponível apenas no «sabor» M3 Competition Touring xDrive, faz-se valer da variante de 510 cv (e 650 Nm) do seis cilindros em linha de 3,0 l biturbo e da transmissão às quatro rodas via uma caixa automática de oito velocidades.

TÊM DE VER: BMW M3 Touring E46. Nunca houve uma carrinha M3, mas esteve perto de acontecer
BMW M3 Touring à frente de totem com classificação de pilotos

Números e características que lhe permitem elevadas prestações, bastando 3,6s para chegar aos 100 km/h e 12,9s para atingir os 200 km/h. A velocidade máxima, de série, está limitada a 250 km/h (sobe para 280 km/h com o M Driver’s Package).

A primeira BMW M3 Touring produzida

A BMW M3 Touring a ser oferecida no BMW M Award 2022 destaca-se ainda por ser a primeira a ser produzida e pela sua configuração. A pintura Frozen Black dá-lhe um caráter bastante mais ameaçador e o interior não foi esquecido, sendo revestido com pele Merino/Black e bancos desportivos M eletricamente ajustáveis.

A BMW M deu a conhecer esta M3 Competition Touring xDrive no Grande Prémio de MotoGP em Silverstone, ocorrido no último fim de semana (5-7 de agosto), ao mesmo tempo que introduziu o novo safety-car para o campeonato na forma de outra M3 Touring.

Esta M3 Touring safety-car vem também com uma configuração específica, alusiva aos 50 anos da BMW M que se celebram este ano, que incluirá a presença de todos os safety-car da BMW M que fizeram parte do MotoGP desde 1999.

BMW M Award

Desde 2003 que existe um BMW M Award no MotoGP, que atribui ao melhor piloto em qualificação no campeonato um dos seus modelos como prémio.

BMW M3 Touring vista lateral

Tal como acontece no MotoGP, ao longo do campeonato são atribuídos pontos aos pilotos pelas posições conseguidas em qualificação e no final do campeonato aquele que mais pontos acumular ganha o BMW M Award.

VEJAM TAMBÉM: BMW M3 Touring já é a carrinha mais rápida de sempre no “inferno verde”

Marc Márquez é o piloto do MotoGP que mais vezes ganhou este prémio e para mais, ganhou-o sete vezes consecutivas, entre 2013 e 2019. Valentino Rossi e Casey Stoner conquistaram cada um três vezes o prémio, enquanto Fabio Quartararo conseguiu-o por duas vezes (2020 e 2021), assim como Jorge Lorenzo. Sete Gibernau e Nicky Hayden foram os outros pilotos que o venceram, uma vez cada.