Notícias Motor V8 do Chevrolet Corvette Z06 é uma autêntica sinfonia italiana

Arranque a Frio

Motor V8 do Chevrolet Corvette Z06 é uma autêntica sinfonia italiana

O Chevrolet Corvette Z06 foi a Laguna Seca e voltou a causar boa impressão. O motivo? O ruído fantástico do seu V8 naturalmente aspirado.

Chevrolet Corvette Z06 Laguna Seca V8

O novo Chevrolet Corvette Z06 não tem deixado ninguém indiferente desde que foi anunciado, muito por culpa do seu motor V8 de 5,5 l naturalmente aspirado que só «corta» às 8600 rpm.

Recorre a uma cambota plana (como nos motores da Ferrari), tem um curso mais curto (para conseguir fazer muito mais rotação) e a árvore de cames encontra-se na cabeça do motor (a norma hoje em dia) e não no bloco — como é «tradição» nos Corvette —, que é em alumínio, tal como os pistões.

O resultado desta «fórmula» são 680 cv de potência e 623 Nm de binário máximo. São números notáveis, mas não tão impressionantes quando a nota musical gerada por este oito cilindros em “V”, que encantou desde a primeira vez que se deixou ouvir.

A NÃO PERDER: Primeiro Corvette Z06 Convertible rende em leilão 10 vezes mais do que custa
Corvette Z06 LT6
LT6. O V8 naturalmente aspirado e de cambota plana do Corvette Z06. Picasa

O ruído deste V8 é música para os ouvidos de qualquer petrolhead e se dúvidas existiam foram desfeitas no vídeo — do youtuber Speed Phenom — que vos mostramos abaixo.

Numa ida ao não menos espetacular ao circuito de Laguna Seca, nos EUA, o Chevrolet Corvette Z06 mostrou mais uma vez que tem um dos melhores ruídos de todos os supercarros atuais.

É certo que a nota musical deste americano se assemelha muito ao barulho típico de um Ferrari. Mas desde quando é que isso é problema?


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o V8 "Small Block" da Chevrolet?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Chevrolet Small Block V8. A democratizar o puro músculo desde 1955