Notícias SSC Tuatara tem “cavalos escondidos”? Já sabemos a resposta

Vídeos

SSC Tuatara tem “cavalos escondidos”? Já sabemos a resposta

O SSC Tuatara, oficialmente o carro mais rápido do mundo, visitou um banco de potência. Tem cavalos escondidos?

SSC Tuatara

Depois de ter andado a bater recordes de velocidade — é oficialmente o carro mais rápido do mundo —, o SSC Tuatara foi desta vez colocado à prova num banco de potência.

Animado por um V8 biturbo com 5,9 l de capacidade, oficialmente o SSC Tuatara anuncia 1774 cv de potência quando alimentado com E85 — gasolina (15%) e etanol (85%). Já quando o combustível utilizado é gasolina «normal», a potência desce para 1369 cv, ainda assim um valor colossal.

Altura de confirmar esses números e, claro, nada melhor que uma visita ao banco de potência.

Mas será que estes números se confirmam? Terá o hipercarro norte-americano mais potência do que a anunciada ou uma visita ao banco de potência revela que os números anunciados são excessivamente otimistas?

A NÃO PERDER: Striker e Aggressor, as duas novas (e radicais) versões do recordista SSC Tuatara

A «prova dos nove»

Esta visita do SSC Tuatara ao banco de potência foi partilhada nas redes redes sociais pela própria SSC North America. Já a tarefa de pôr à prova o motor V8 biturbo coube à Nelson Racing Engines, precisamente a empresa responsável pelo seu desenvolvimento.

O motor acabou por ser testado de duas formas diferentes. Numa delas estava montado no Tuatara, como nos habituámos a ver neste tipo de testes. Já na outra, o V8 biturbo do hipercarro norte-americano surge fora do carro.

O que interessa realçar, contudo, é mesmo a potência final conseguida que supera — e bem — a potência oficial. No primeiro vídeo vemos o aparelho de medição «roçar» os 1889 hp, o mesmo que 1915 cv (!), 141 cv a mais que os números oficiais.

Ainda falta esclarecer alguns detalhes, como por exemplo, o tipo de combustível usado (E85 ou outra mistura) e também ver alguns gráficos com números definitivos, mas o resultado é promissor — se o objetivo é bater as 300 mph (483 km/h), vão ser precisos todos os cavalos e mais algum.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Bugatti Centodieci?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Primeiro Bugatti Centodieci está pronto e vai partilhar «casa» com um EB110 GT