Notícias Europa. Quais os automóveis mais vendidos a particulares e empresas?

Mercado

Europa. Quais os automóveis mais vendidos a particulares e empresas?

No primeiro trimestre de 2022, as vendas de automóveis novos na Europa a particulares e empresas gera campeões de vendas distintos.

Dacia Sandero Stepway
© Thomas V. Esveld / Razão Automóvel

No primeiro trimestre de 2022, o pódio dos automóveis mais vendidos na Europa foi encimado pelo Peugeot 208, seguido do surpreendente Dacia Sandero e do Volkswagen Golf.

Seguiu-se o Peugeot 2008, o Citroën C3, o Ford Puma, o Opel Corsa, o Renault Clio, o (também surpreendente) Hyundai Tucson, com o Top 10 a ser encerrado pelo Toyota Yaris (fonte: Dataforce).

São os 10 modelos mais vendidos à geral, mas para melhor compreendermos quem anda a comprar o quê, quando dividimos o mercado em particulares e empresas (e frotas) — 46% e 54% do mercado, respetivamente, nos primeiros três meses de 2022 —, obtemos resultados distintos.

VEJAM TAMBÉM: Portugal. Quais as marcas que mais venderam no primeiro semestre de 2022?
Peugeot 208
O Peugeot 208 assumiu a liderança do mercado europeu no primeiro trimestre do ano.

Da mesma forma que mostrámos recentemente qual destes dois grupos estava a impulsionar mais a venda de veículos elétricos e híbridos, recorremos novamente aos dados da JATO referentes à venda de automóveis novos no primeiro trimestre de 2022, retirados de 17 países europeus, para saber quais os automóveis mais vendidos a particulares e empresas.

Estes foram os 10 automóveis mais vendidos no primeiro trimestre de 2022 a particulares:

Como podemos ver, são os Dacia Sandero e Duster que recebem a preferência destacada entre os clientes particulares, algo que tem sido habitual nos últimos anos, consequência, sem dúvida, do seu preço acessível. Surpreende ainda a quota de vendas destes dois modelos a particulares: 88% para o Sandero e 84% para o Duster.

Outra surpresa neste Top 10 é ver o Volkswagen T-Roc em quarto lugar, mas apesar da excelente performance do SUV feito em Portugal, como podem ver na lista mais abaixo, vendeu ainda mais a empresas.

De resto, como seria de esperar, são os utilitários, que estão entre os modelos mais acessíveis do mercado, aqueles que encontram as preferências dos clientes particulares. O Volkswagen Golf, o terceiro modelo mais vendido na Europa, nem entra neste Top 10, por exemplo.

A lista dos 10 automóveis mais vendidos a empresas contempla outros protagonistas:

Ainda encontramos modelos utilitários no Top 10, e até estão bem posicionados — são os preferidos para equipar muitas frotas —, destacando-se aqui os modelos franceses, Citroën C3 e Peugeot 208.

Podemos observar, no entanto, que neste grupo já começam a ser mais comuns modelos do segmento acima, o dos pequenos familiares — hatchback, carrinhas e SUV —, mais caros, mas também com versões mais «amigas» das empresas.

Os elétricos mais vendidos

Pudemos ver, recentemente, que a venda de automóveis elétricos na Europa divide-se, praticamente, de forma idêntica entre particulares e empresas.

Na tabela seguinte podemos ver os 10 elétricos mais vendidos na Europa durante o primeiro trimestre de 2022, mas também em como as vendas de cada um dos modelos se reparte entre particulares e empresas:

Modelo Empresas Particulares
Tesla Model 3 42% 58%
Tesla Model Y 48% 52%
Fiat 500 51% 49%
Kia Niro EV 46% 54%
Renault Zoe 48% 52%
Volkswagen ID.4 56% 44%
Hyundai Kauai EV 51% 49%
Peugeot e-208 48% 52%
Skoda Enyaq iV 54% 46%
Hyundai IONIQ 5 44% 56%

Oportunidade de ainda dar destaque a um outro modelo elétrico, o pequeno Dacia Spring, o mais barato entre os automóveis elétricos. Apesar de não estar entre os 10 mais vendidos, destaca-se, tal e qual os outros Dacia, pela elevada percentagem do total das suas vendas destinadas aos particulares: 83%.

Fonte: JATO