Notícias Um em cada cinco automóveis novos vendidos em Portugal são elétricos e híbridos plug-in

Mercado nacional

Um em cada cinco automóveis novos vendidos em Portugal são elétricos e híbridos plug-in

Nos primeiros quatro meses de 2022, os veículos elétricos e híbridos plug-in alcançaram uma quota de mercado de 20% em Portugal.

Tesla Model Y 2021

Os dados são da ACAP e revelam que os automóveis elétricos e híbridos plug-in têm, cada vez mais peso no mercado nacional e parecem ser capazes de «contornar» a quebra de vendas que se tem registado.

Enquanto as vendas dos veículos com motor de combustão estão em queda – menos 2,9% entre janeiro e abril face ao período homólogo em 2021 – as vendas de automóveis elétricos e híbridos plug-in cresceram no primeiro quadrimestre de 2022.

Entre janeiro e abril de 2022 foram comercializados 9847 automóveis elétricos e híbridos plug-in em Portugal, uma subida de 34,6% face ao período homólogo de 2021. E estes números garantem-lhes uma quota de mercado de 20,9%, pouco mais de um quinto do total.

A NÃO PERDER: Carlos Tavares antecipa problemas no fornecimento de baterias na indústria automóvel

Porta de carregamento 530e touring
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel
Apesar de em abril a quota de mercado de veículos elétricos e híbridos plug-in até ter descido um pouco, para 17,96%, não deixou de ser a segunda maior do mercado e superior à quota de 16,78% conseguida pelos automóveis com motor a gasóleo.

Elétricos «em alta»

Separando os 100% elétricos dos híbridos plug-in, fica evidente o sucesso das propostas movidas exclusivamente a eletrões, a única categoria cujas vendas cresceram todos os meses desde o início do ano.

Nos primeiros quatro meses de 2022, um em cada 10 automóveis novos vendidos em Portugal era 100% elétrico.

No total foram comercializados 4707 automóveis elétricos durante esse período, um valor bem superior às 2503 unidades registadas no período homólogo em 2021 e que representa um crescimento de 88,1%.

Os best-sellers

Os dados divulgados pela ACAP permitem-nos ainda ficar a saber quais as marcas que lideram as vendas de elétricos e híbridos plug-in.

Entre os elétricos a liderança cabe à Tesla, com 556 unidades vendidas entre janeiro e abril. A esta seguem-se a Peugeot com 482 unidades e a BMW com 384 carros vendidos nesse mesmo período.

Peugeot e-2008

Já entre os híbridos plug-in é a BMW que assume a liderança, com 1135 unidades vendidas nos primeiros quatro meses do ano. Atrás da marca alemã surgem na tabela de vendas a Mercedes-Benz com 1001 híbridos plug-in vendidos e a Volvo, com 822 unidades.

Fonte: ACAP

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208