Notícias Oficial. Ford Bronco vem para a Europa mas em número limitado

Lançamento

Oficial. Ford Bronco vem para a Europa mas em número limitado

Pela primeira vez na sua história o Ford Bronco vai «atravessar» o Atlântico e será vendido na Europa. As entregas começam no final de 2023.

Ford Bronco

Pela primeira vez na sua história, o Ford Bronco prepara-se para ser vendido, pela primeira vez na sua história, em solo europeu.

Um autêntico ícone no mundo do todo o terreno do lado de lá do Atlântico — e até já o pudemos colocar à prova em «terras do Tio Sam» —, o Bronco chega à Europa apenas na versão de quatro portas e num número limitado de unidades.

Para já a Ford ainda não revelou quais serão exatamente os mercados onde vai disponibilizar o seu jipe «puro e duro» — que tem no Jeep Wrangler o maior rival — nem quanto este irá custar, mas já sabemos que as primeiras unidades do Bronco vão chegar à Europa no final de 2023.

A NÃO PERDER: Ford Bronco. A história do «Mustang dos jipes»
Ford Bronco

Pronto para tudo

Tal como acontece nos EUA, também na Europa o Ford Bronco vai fazer-se acompanhar por uma série de acessórios e equipamentos opcionais destinados não só a personalizá-lo ao gosto do seu proprietário como a torná-lo (ainda) mais aventureiro.

Entre estes temos equipamentos como os sistemas de iluminação melhorados (barra de luz opcional para se montar no tejadilho e holofotes integrados no pilar A), uma tenda para montar na traseira, outra para montar no tejadilho ou até um toldo lateral.

Já as coberturas dos bancos em Neoprene oferecem uma maior protecção para quando o Ford Bronco for levado para o seu «habitat natural», o fora de estrada.

Aí o Bronco começa por se fazer valer dos bons ângulos específicos para todo o terreno, da suspensão High-Performance Off-Road Stability Suspension (HOSS), de triângulos independentes e molas de longo curso no eixo dianteiro, e um eixo rígido de cinco braços, com molas de longo curso e taragem variável atrás.

VEJAM TAMBÉM: Elétrica e com 2000 cv, eis a Ford SuperVan do século XXI

Além disso, o jipe da Ford conta com o sistema Terrain Management System, que junta aos tradicionais os modos de condução “Normal”, “Eco”, “Sport” e “Slippery”, os modos off-road “Mud/Ruts”, “Sand” e “Baja”, este último opcional tal como o bloqueio do diferencial dianteiro e um sistema de desativação da barra estabilizadora dianteira.

Ford Bronco

E os motores?

Para já a Ford não revelou com que motorizações o Ford Bronco vai chegar à Europa. Nos EUA o Bronco está disponível com três motores: um 2.3 EcoBoost de quatro cilindros com 270 cv e 420 Nm, um 2.7 V6 EcoBoost com 310 cv e 542 Nm e ainda um 3.0 V6 biturbo EcoBoost que a Ford diz que produz mais de 400 hp (406 cv) destinado à versão Raptor.

Já a transmissão está a cargo de uma nova caixa manual de sete velocidades, exclusiva do 2.3 EcoBoost e com uma relação específica para todo o terreno, ou de uma caixa automática de 10 velocidades.

Interior Ford Bronco
A imagem corresponde ao interior do Ford Bronco norte-americano, mas o «europeu» não deverá diferir muito, confirmando-se o painel de instrumentos de 8”, o infoentretenimento com o SYNC4 acessível por um ecrã central de 12” e compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.

Tendo em conta as especificidades do mercado europeu, o natural seria ver o Bronco chegar à Europa somente com o 2.3 l EcoBoost. Contudo, como estará disponível em número limitado pode ser que a Ford decida oferecer o seu jipe também com os V6.

Enquanto o Ford Bronco não chega, o mais off-road dos Ford à venda na Europa continua a ser a Ranger Raptor:

Sabe esta resposta?
Qual é a potência máxima da Ford F-150 Lightinig Platinum?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ao volante da Ford F-150 Lightning. O veículo elétrico mais importante nos EUA?