Notícias Renault 19 16V com apenas 56 mil km. Está barato ou demasiado caro?

Hot hatch

Renault 19 16V com apenas 56 mil km. Está barato ou demasiado caro?

Antes do Mégane R.S. houve o Renault 19 16V. Este está à venda, parece acabado de sair do stand e custa menos que muitos utilitários.

Renault 19 16V
Premium Classics

Revelado em 1990, o Renault 19 16V acabou algo ofuscado pelo Clio Williams mas nem por isso deixa de ser um dos hot hatch emblemáticos da década de 90.

Por isso, quando surge à venda um exemplar com pouquíssimos quilómetros — como se tivesse acabado de sair da linha de produção — é sem surpresa que recebe um particular destaque.

Anunciado no site neerlandês Premium Classics, este Renault 19 16V saiu da linha de produção em 1993, correspondendo à versão pós-restyling.

A NÃO PERDER: Renault Twingo com motor Ferrari. A ideia que esteve na origem do Clio V6
Renault 19 16S
Em segundo plano um Clio Williams, o carro que ajudou a «ofuscar» o 19 16V. Premium Classics

No total contabiliza apenas 56 mil quilómetros percorridos em quase 30 anos, e visualmente aparenta ter percorrido bem menos. A pintura está imaculada bem como o habitáculo, razão pela qual os 14 950 euros pedidos por este Renault parecem um valor justo.

O Renault 19 16V

Antepassado do Mégane R.S., o Renault 19 16V tinha todos os ingredientes esperados para um hot hatch: um visual mais distinto, um comportamento dinâmico aprimorado e mais potência.

No capítulo visual destacavam-se as jantes de 15”, as saias laterais, o aileron traseiro e ainda, nesta versão pós-restyling, o capô com uma tomada de ar.

Já no interior eram os bancos e volante desportivos, o ar condicionado e ainda os vidros elétricos que mostravam que este Renault 19 não era igual aos restantes.

No campo da dinâmica — muito elogiada pela imprensa especializada da época — o Renault 19 16V valia-se da suspensão com uma afinação específica e dos travões de maiores dimensões.

VEJAM TAMBÉM: Emprestaram-me um Renault Clio Williams e fui para o Estoril

Contudo, era o seu motor que lhe permitia destacar-se. Originalmente com 140 cv, este 1.8 l com 16 válvulas naturalmente aspirado recebeu um catalisador e passou a debitar apenas 137 cv no pós-restyling, precisamente a potência oferecida nesta unidade.

Tudo isto permitia ao Renault 19 16V cumprir os 0 aos 100 km/h em 8,9s e alcançar os 215 km/h, números que hoje podem não impressionar, mas que faziam dele uma das propostas mais céleres do segmento aquando do seu lançamento.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Renault Spider Renault Sport?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

No adeus aos Renault Sport, recordamos 5 dos mais especiais