Notícias Sabiam que há um Dia Mundial do Carocha? É hoje

Arranque a Frio

Sabiam que há um Dia Mundial do Carocha? É hoje

Há um dia mundial do Volkswagen Carocha e celebra-se hoje. Um dos modelos mais icónicos, impactantes e populares da história do automóvel.

Volkswagen Carocha
© Razão Automóvel

O Dia Mundial do Carocha começou a ser celebrado em 1995 e a escolha do dia 22 de junho não foi aleatória: este foi o dia em que Ferdinand Porsche assinou o contrato de produção do Volkswagen Type 1, o seu nome oficial, com a Associação Nacional da Indústria Automóvel Alemã em 1934.

Democratizar a mobilidade era um dos seus objetivos e assim foi, começando a ser produzido em massa não muito tempo depois do fim da 2,ª Guerra Mundial em setembro de 1945.

O Volkswagen Carocha iniciou a sua produção a 27 de dezembro de 1945 em Wolfsburgo, Alemanha, e manter-se ia em produção até 2003, no México, totalizando 21 529 464 unidades e tornando-se num dos automóveis mais produzidos de sempre.

VEJAM TAMBÉM: Acabou. O último Volkswagen Beetle sai hoje da linha de produção

O Volkswagen Carocha chegaria a Portugal a 17 de abril de 1950 e no seu primeiro mês de comercialização no nosso país vendeu 36 unidades.

Acabaria por acumular muito mais vendas: na década de 60 chegava às 30 mil unidades, no início dos anos 70 atingia a marca das 50 mil unidades e chegaria a ultrapassar a marca das 60 mil unidades vendidas em Portugal.

O Golf tomaria o seu lugar a partir de 1974 e agora a Volkswagen olha para o ID.3 como o herdeiro legítimo do legado Carocha na era da mobilidade elétrica. Será que conseguirá?


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o primeiro modelo "R" da Volkswagen?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Golf R32, o primeiro R
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Volkswagen Golf R32, o primeiro R