Notícias Prodrive P25. Tudo sobre o restomod do Impreza 22B

Apresentação

Prodrive P25. Tudo sobre o restomod do Impreza 22B

Finalmente revelado, o Prodrive P25 estará limitado a 25 unidades e custa, antes de impostos, 536 mil euros.

Depois dos teaser, a Prodrive decidiu mostrar as formas finais do Prodrive P25, a sua «homenagem» ao icónico Subaru Impreza 22B.

Com apenas 424 unidades produzidas, o Impreza 22B já era, por si só, um carro raro. Mas este P25 é ainda mais exclusivo, estando prometida a produção de apenas 25 unidades.

Cada uma delas custará 460 mil libras (cerca de 536 mil euros), valor ao qual se juntam os impostos. Recorde-se que há uns anos surgiu à venda um Impreza 22B original por 324 350 euros.

A NÃO PERDER: Subaru Impreza 22B STi. Se fosse lançado hoje, seria assim?
Prodrive P25
Visualmente o Prodrive P25 manteve-se fiel às linhas do Impreza 22B.

O Prodrive P25

Dada a exclusividade dos Subaru Impreza 22B originais, a Prodrive não baseou este restomod nas raras unidades do desportivo japonês.

Cada um dos 25 Prodrive P25 baseia-se num Impreza WRX de duas portas original, ao qual são depois adicionados painéis em fibra de carbono desenvolvidos com a ajuda de Peter Stevens, o responsável de design do Impreza WRC original.

Graças ao recurso a materiais compósitos para a produção de vários componentes da carroçaria (capô, tejadilho, porta da bagageira, spoiler, para-choques, etc…), este P25 pesa apenas 1200 kg, menos 45 kg que o Impreza 22B original.

Prodrive P25

Já no capítulo visual este restomod manteve-se fiel às linhas eternizadas pelo 22B tanto no exterior como no interior.

Por lá, e apesar de não terem sido divulgadas imagens, a Prodrive refere que a única concessão à modernidade é um ecrã de alta definição com armazenamento de dados, com o P25 a manter o interior original do Impreza mas com acabamentos em couro, Alcantara e carbono.

VEJAM TAMBÉM: Toyota, Subaru e Mazda formam aliança para «salvar» motor de combustão interna

Os números do Prodrive P25

Como seria de esperar, é no campo da mecânica que surgem as maiores novidades da criação da Prodrive.

Começando pelo motor, o P25 recorre ao 2.5 l da Subaru, mas este foi alvo de muitos melhoramentos. Além de contar com inúmeras peças novas (inclusive pistões), este conta com um turbo da Garrett, um intercooler e um sistema de escape Akropovic em titânio e aço inoxidável.

Prodrive P25
Este foi o primeiro esboço do Prodrive P25. É evidente que a versão de produção cumpriu com o prometido.

O resultado final são 406 cv e 600 Nm, um aumento considerável face aos 280 cv oferecidos pelo 22B original e que permitem ao Prodrive P25 cumprir os 0 aos 100 km/h em 3,5s. Para tal o P25 vale-se também de um launch control e de um sistema para reduzir o lag do turbo.

Acoplada a este motor encontramos uma caixa sequencial de seis velocidades capaz de, segundo a Prodrive, efetuar a troca de relações em apenas 80 milissegundos e que envia o binário às quatro rodas.

Por fim, no que respeita às ligações ao solo, o Prodrive P25 apresenta-se com diferenciais aublocantes à frente e atrás, um diferencial central ativo, amortecedores ajustáveis da Bilstein e travões da AP Racing.

Estes recorrem a discos de 380 mm e seis pistões à frente enquanto atrás os discos medem 350 mm e encontramos quatro pistões.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Opel Calibra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento