Notícias O Jaguar XJ-C vai regressar como «restomod», mas não se eletrificou

Restomod

O Jaguar XJ-C vai regressar como «restomod», mas não se eletrificou

Relativamente raro, o Jaguar XJ-C foi o escolhido da Carlex Design para um restomod. O resultado final está bem longe de passar despercebido.

Jaguar-XJ-C-Restomod
Carlex Design Europe

Com apenas 10 426 unidades produzidas durante três anos (entre 1975 e 1978), o Jaguar XJ-C está longe de ser um modelo comum. Contudo, isso não impediu os polacos da Carlex Design de o escolherem como o candidato ideal para um restomod.

Nesta transformação, a empresa polaca mais conhecida pelo seu trabalho no mundo do tuning, não foi demasiado radical, seguindo um princípio base dos restomod. Ainda assim, as diferenças face às unidades saídas da fábrica de Coventry são por demais evidentes.

Na dianteira os cromados foram drasticamente reduzidos, bem como as dimensões dos para-choques. A grelha também é nova tal como os faróis que, apesar de manterem as linhas originais, passaram a recorrer à moderna tecnologia LED.

A NÃO PERDER: Que maravilha! Jaguar E-Type renasce com V12 original “puxado” até aos 400 cv

Passando para a lateral o maior destaque acabam por ser as enormes rodas e os alargamentos das cavas das rodas necessários para as alojar. Além disto, também a suspensão não é a original, algo comprovado pela menor altura ao solo. Por fim, na traseira, além dos para-choques na cor da carroçaria há a destacar a adoção de farolins escurecidos.

E no interior, o que muda?

No interior do Jaguar XJ-C da Carlex Design as novidades são ainda mais notórias e profundas do que no exterior.

O habitáculo do coupé britânico além de redesenhado, foi também modernizado. Assim, o painel de instrumentos parece ser agora digital, tal como os comandos da climatização. É verdade que continua a haver muita pele no interior deste XJ-C, mas tanto a consola central como os painéis das portas foram totalmente redesenhados.

Ainda no interior há a destacar a adoção de novos bancos e de um rollbar traseiro que fez com que os lugares posteriores desaparecessem.

E a mecânica?

Por agora a Carlex Design manteve o secretismo acerca da maioria dos dados técnicos do seu projeto de restomod. Ainda assim sabemos que este Jaguar XJ-C «renascido» conta com um novo sistema de travagem e, como já dissemos, uma nova suspensão.

LEIAM TAMBÉM: Opel Manta regressa como “restomod” e 100% elétrico

Quanto ao motor, a Carlex Design resistiu à tentação de colocar um motor elétrico por baixo do capô do XJ-C, como temos visto noutros restomod, mas também não manteve o seis cilindros em linha ou o V12 que equiparam originalmente o coupé.

Assim, este XJ-C passará a vir equipado com um V8 cuja origem a Carlex Design, por enquanto, não revelou. No entanto, a empresa polaca revelou que a potência será de 400 cv, bem mais que os 289 cv que o V12 original chegou a debitar.

Para já este projeto ainda está apenas «no papel» (algo comprovado pelas imagens digitais que aqui vos mostramos), mas não deverá faltar muito para que veja a luz do dia, altura na qual esperamos conseguir preencher todos os espaços em branco sobre as suas especificações e também sobre o seu preço.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Volkswagen Lupo GTI?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Lupo GTI, genuíno “pocket rocket”