Notícias Toyota Land Cruiser 70. Lista de espera acima dos 2 anos na Austrália

Mercado

Toyota Land Cruiser 70. Lista de espera acima dos 2 anos na Austrália

Tem mais de 30 anos, mas a procura pelo Land Cruiser Série 70 na Austrália é tal, que a lista de espera já se prolonga até ao final de 2024.

Toyota Land Cruiser 79

O Toyota Land Cruiser Série 70 foi lançado em 1984 e ainda é produzido em vários locais do mundo, incluindo Portugal, na fábrica da Salvador Caetano em Ovar.

Por cá produzimos o Land Cruiser 79, uma pick-up de cabine dupla, que é exportada para a África do Sul, mas a notícia de hoje vem ainda de mais longe, da Austrália.

Os Land Cruiser vendidos aos australianos têm origem no Japão e são três as variantes a que têm acesso: 76, 78 e 79, respetivamente, cinco portas, “troop carrier” (três portas e carroçaria fechada) e chassis-cabine com cabine simples ou dupla.

VEJAM TAMBÉM: Como um superdesportivo? Toyota Land Cruiser tem lista de espera de 4 anos
Toyota Land Cruiser 76
Toyota Land Cruiser 76.

A motorizar as três temos apenas um V8 Turbo Diesel com 4,5 l de capacidade e uns «discretos» 205 cv às 3400 rpm, enquanto o binário se fica pelos 430 Nm disponíveis entre as 1200 rpm e as 3200 rpm. Tudo acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades.

É a pick-up (79) a variante mais vendida e apesar de ser, provavelmente, o mais veterano dos modelos à venda na Austrália é, de momento, um dos que tem a lista de espera mais longa: dois anos e meio. Ou seja, alguém que o compre hoje poderá apenas recebê-lo no final de 2024.

Foi o prazo avançado pelos distribuidores Toyota na Austrália à publicação Drive, baseando-se no ritmo atual e previsto de produção, para conseguir satisfazer todas as encomendas.

Toyota Land Cruiser 78
Toyota Land Cruiser 78.

Existe a esperança de ver esse tempo de espera reduzido, caso aconteça o aumento de produção previsto para os próximos 12 meses — também a produção do Land Cruiser tem sido afetada pelas perturbações que têm ocorrido nas cadeias de fornecimento. Mesmo assim, não deixa de ser um feito notável para o veterano modelo que consegue suplantar as vendas de outras propostas muito mais recentes.

VEJAM TAMBÉM: Novo Toyota Land Cruiser 300 ganha versão GR Sport, mas o foco não está no asfalto

E a sua carreira promete ter ainda muitos mais anos pela frente. A Toyota já anunciou uma série de novas atualizações para o Land Cruiser 70, sobretudo no capítulo da segurança, para ficar em conformidade com as mais recentes normas locais sobre impactos laterais. As mesmas normas que «obrigaram» a Nissan a deixar de vender o GT-R no mercado australiano.

Fonte: Drive