Notícias CUPRA Formentor VZ5. O novo “safety car” do DTM

Desporto automóvel

CUPRA Formentor VZ5. O novo “safety car” do DTM

A estreia do CUPRA Formentor VZ5 como "safety car" do DTM ocorreu em Portugal, no Autódromo Internacional do Algarve.

Parceira oficial do DTM para 2022, coube à CUPRA fornecer o safety car do famoso campeonato de turismos e o escolhido foi o CUPRA Formentor VZ5.

Para preparar esta série limitada do Formentor (só serão produzidas 7000 unidades) para as exigências desta tarefa, a CUPRA apoiou-se no know-how da ABT, que tem transformado alguns dos seus modelos.

De série o pentacilíndrico de 2.5 l do Formentor VZ5 oferece 390 cv e 480 Nm. Contudo, graças às «mexidas» da ABT ao nível do software, o motor de origem Audi passou a debitar 450 cv e 530 Nm.

A NÃO PERDER: CUPRA Born testado. O primeiro elétrico da CUPRA convence?

De acordo com a CUPRA estes números permitem ao novo safety car do DTM acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,9s e alcançar os 270 km/h de velocidade máxima, números mais do que adequados ao desempenho das suas novas funções.

«Vestido a rigor»

No capítulo visual, este CUPRA Formentor VZ5 safety car que vai mostrar serviço no DTM recebeu uma vistosa pintura cobre, grafismos em branco e, claro está, as obrigatórias luzes adicionais e dos equipamentos de segurança.

De resto, é em tudo igual aos restantes Formentor VZ5, contando com jantes de 20” e quatro saídas de escape.

No total, a CUPRA vai fornecer à organização do DTM seis carros: dois safety cars, um carro médico, dois carros para a direção de corrida e ainda um carro líder.

A estreia do novo safety car da CUPRA ocorreu no último fim de semana, na prova de abertura da temporada do DTM que se disputou no Autódromo Internacional do Algarve.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo da SEAT?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

SEAT 1400. Este foi o primeiro automóvel da marca espanhola