Notícias LOUCURA. Brabus Crawler é um mega-buggy diabólico de 900 cv

Apresentações

LOUCURA. Brabus Crawler é um mega-buggy diabólico de 900 cv

Não pode andar na via pública e custa 749 000 euros antes de impostos, mas o Crawler é uma das criações mais radicais de sempre da Brabus.

Brabus 900 Crawler

Já estamos habituados a que Brabus seja sinónimo de potência, agressividade e, acima de tudo, exclusividade. Mas este novo Brabus Crawler é mais, muito mais.

A preparadora germânica decidiu ir ainda mais além e acaba de mostrar uma espécie de buggy para o deserto concebido de raíz.

Não há outra forma de o dizer, esta é uma das criações mais radicais que algumas vez vimos e, em parte por isso, não está autorizada a circular em estrada.

A NÃO PERDER: Brabus, o que fizeste ao Mercedes-Maybach GLS 600?

E o motivo é simples: a Brabus não quis fazer compromissos só para que este modelo pudesse andar na via pública.

Apesar de vermos claras semelhanças do Crawler com o Mercedes-Benz Classe G e, sobretudo, com o G 63 da AMG — modelo do qual usa várias partes, desde a mecânica à suspensão — trata-se, na realidade, de um máquina à parte.

Construído à volta de um chassis tubular da autoria da própria Brabus, o Crawler, como qualquer buggy, prescinde de portas ou janelas, com a fibra de carbono a cobrir parcialmente o «esqueleto». Mas a imagem radical é só o início.

Com 53 cm de altura ao solo, cortesia da instalação de eixos pórticos, o Crawler é capaz de ir a todo o lado. A somar a isso conta com ainda com uma suspensão totalmente revista e com molas ajustáveis que têm um curso de 16 cm.

As jantes de 20” são forjadas a partir de uma só peça e estão montadas em pneus cardados, capazes de suportar praticamente tudo.

Brabus Crawler

Binário teve de ser limitado

E ainda nem falámos no motor. O V8 biturbo deriva do usado pelo Mercedes-AMG G 63 e viu a sua capacidade subir dos 4,0 l para os 4,5 l, passando a produzir 900 cv de potência às 6200 rpm e 1250 Nm de binário máximo às 2900 rpm.

LEIAM TAMBÉM: “Lobo em pele de cordeiro” é como a Brabus chama ao seu novo “monstro” de 800 cv

Ainda assim, e para preservar a «saúde» da caixa automática de nove velocidades proveniente da AMG, a Brabus limitou eletronicamente o binário aos 1050 Nm.

Brabus Crawler frente

Mesmo assim , o Brabus Crawler é capaz de cumprir o sprint dos 0 aos 100 km/h em 3,4s e de atingir os 160 km/h de velocidade máxima.

A NÃO PERDER: Magneto 2.0. Evolução do Wrangler elétrico e mais 6 protótipos no Easter Jeep Safari 2022

E isto apesar do Crawler acusar 2065 kg na balança, um valor bastante elevado, mas talvez não tanto assim, considerando o hardware — ainda assim, bem menos que os 2485 kg de um Mercedes-AMG G 63.

E o preço?

Limitado a 15 exemplares, o Brabus Crawler é tão exclusivo como aparenta e tem um preço a condizer: 749 000 euros, antes de impostos. E todas as unidades vêm com quatro capacetes em carbono com sistema de comunicação integrado.

Brabus Crawler perfil

Os primeiros cinco exemplares serão entregues até ao final deste ano. Em 2023 seguem mais cinco, com os restantes a ficarem prontos apenas no ano seguinte.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Mercedes-Benz 190 (W201)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mercedes-Benz 190 (W201), antecessor do Classe C, celebra 35 anos