Arranque a Frio. Audi Q7 V12 TDI a fundo na autobahn. A que velocidade chegou?

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Arranque a Frio

Audi Q7 V12 TDI a fundo na autobahn. A que velocidade chegou?

O Audi Q7 V12 TDI foi à autobahn e mostrou que o seu 12 cilindros em V com 500 cv e 1000 Nm continua em grande forma.

Falar do Audi Q7 V12 TDI é falar de um dos motores Diesel mais impressionantes de sempre. E claro, é falar de uma pequena «loucura» saída diretamente das oficinas do Grupo Volkswagen.

A primeira vez que a marca dos quatro anéis nos mostrou um V12 a gasóleo foi em Le Mans, com o R10 TDI. Mas um Diesel com esta configuração só chegaria à estrada «pela mão» do primeiro SUV da Audi, o Q7.

E este bloco de 12 cilindros biturbo com 6.0 litros veio acompanhado por um desfile de números verdadeiramente colossal: 500 cv de potência e 1000 Nm de binário máximo.

A NÃO PERDER: V12 do GMA T.50 soa como um Fórmula 1 de outros tempos

A transmissão às quatro rodas era feita por uma caixa automática da ZF com seis velocidades e o sprint dos 0 aos 100 km/h era cumprido em 5,5s, apesar das 2,7 toneladas. Quanto à velocidade máxima, estava limitada aos 250 km/h.

Mas neste capítulo, o Audi Q7 V12 TDI ainda hoje mostra que tinha mais para dar. O canal AutoTopNL voltou a testar este «super SUV» a fundo na autobahn e mostrou-nos este Q7 V12 TDI a acelerar até aos 277 km/h (no velocímetro).

Audi Q7 V12 TDI motor
O «coração» do Audi Q7 V12 TDI.

E se a velocidade impressiona, a elegância e a compostura com que cumpriu este desafio não lhe ficam atrás. E ainda nem falámos do «rugido» deste V12 Diesel…


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe responder a esta?
Qual foi o primeiro modelo a ser eleito Carro do Ano em Portugal?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Nissan Micra. Vencedor do Carro do Ano 1985 em Portugal

Mais artigos em Notícias