Notícias Diesel POWER! Ainda hoje o Audi Q7 V12 TDI impressiona

Arranque a Frio

Diesel POWER! Ainda hoje o Audi Q7 V12 TDI impressiona

Diesel e 12 cilindros em V. O Audi Q7 V12 TDI continua a impressionar hoje como quando foi lançado e continua a ser o único com tão colossal motor.

Audi Q7 V12 TDI motor

O Audi Q7 V12 TDI mostra como o mundo mudou depressa. Hoje é tudo sobre elétricos, mas há 12 anos ainda se olhava para os motores Diesel como um expoente tecnológico.

E muito a Audi contribuiu para isso. A marca dominou Le Mans vários anos com o R10 TDI, um protótipo de competição com um V12 a gasóleo. Seria apenas uma questão de tempo para vermos algo similar num carro de estrada.

Tentou-nos primeiro com um R8 V12 TDI — um superdesportivo Diesel… —, mas nunca passou da fase de protótipo. Uma heresia de que já vos contámos a história:

TUDO SOBRE: O dia em que a Audi fez um superdesportivo Diesel
Audi Q7 V12 TDI

Porém, o colossal bloco encontraria lugar no Q7, o primeiro SUV da marca, com números nada habituais para um… Diesel: 6.0 V12, biturbo, a entregar 500 cv e 1000 Nm (a ridículas 1750 rpm). A transmissão às quatro rodas era garantida por uma caixa automática da ZF com seis velocidades.

O Q7 V12 TDI era dissimuladamente rápido, apesar das 2,7 toneladas: 5,5s dos 0-100 km/h e 250 km/h de velocidade máxima. Números que ainda impressionam hoje, quanto mais em 2008, quando foi lançado.

O canal AutoTopNL teve oportunidade de revisitar o modelo e levou-o, como é habitual, à autobahn, onde este colosso mecânico sentia-se confortavelmente à vontade.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual destes hot hatch estava equipado com um motor com 6 cilindros?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Hot Hatch com 6 cilindros. A receita mais apaixonante?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Hot Hatch com 6 cilindros. A receita mais apaixonante?