Notícias Scout. A nova marca elétrica de SUV e pick-up do Grupo Volkswagen para os EUA

Apresentação

Scout. A nova marca elétrica de SUV e pick-up do Grupo Volkswagen para os EUA

Anunciada ontem, a Scout vai contar com um jipe e uma pick-up elétricos cujo lançamento nos EUA está previsto para 2026.

Scout

A «família de marcas» do Grupo Volkswagen não para de crescer e vai receber mais um membro: a Scout.

Destinada aos EUA, a Scout vai contar com dois modelos 100% elétricos: um SUV com aspeto de jipe «puro e duro» e uma pick-up para rivalizar, por exemplo, com a Tesla Cybertruck ou a Ford F-150 Lightning. O seu lançamento está previsto para 2026.

Acerca desta nova marca, Herbert Diess, o diretor executivo do Grupo Volkswagen, afirmou: “A eletrificação oferece uma oportunidade histórica de entrar no segmento muito apelativo das pick-up e SUV aventureiros como Grupo, reforçando a nossa ambição de ganharmos relevância no mercado norte-americano”.

A NÃO PERDER: Quando o “nosso” Portaro foi testado pela TV britânica

Um nome com história

Desconhecido para a maioria dos europeus, o nome “Scout” é bem reconhecido nos EUA, país onde esta designação foi sinónimo de jipes puros e duros durante mais de 20 anos.

Entre 1961 e 1980, o nome Scout foi usado para designar os jipes da International Harvester, uma marca mais conhecida pela produção de tratores e camiões.

International Harvester Scout
O International Harvester Scout (aqui na sua segunda geração) era anunciado como um modelo polivalente e não apenas focado no trabalho, tal e qual os SUV atuais.

Desde então o nome passou para as «mãos» da Navistar International (criada em 1985 após o fecho da International Harvester) e em 2020 foi adquirido pelo Grupo Traton, um subsidiária do Grupo Volkswagen responsável pela produção de veículos pesados.

VEJAM TAMBÉM: Jetta, a marca, a caminho de outros mercados? É uma possibilidade

Agora, regressa como marca própria (e não apenas como modelo) ao mercado norte-americano para identificar jipes e pick-up 100% elétricos.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Volkswagen Corrado?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen Corrado: recordar um ícone germânico
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Volkswagen Corrado: recordar um ícone germânico