Notícias Davam quase 10 mil euros por este Lancia Prisma? Vejam as imagens

Venda

Davam quase 10 mil euros por este Lancia Prisma? Vejam as imagens

Esta unidade do Lancia Prisma, de 1986, pouco andou e aparenta estar imaculada, como as imagens deixam ver. O clássico certo para se ter?

Lancia Prisma

O Lancia Prisma, uma berlina de quatro portas que esteve em comercialização entre 1982 e 1989, é um daqueles modelos que o tempo parece ter esquecido.

Acabou por ficar na sombra do primeiro Delta — cuja fama «explodiu» com a sua entrada no WRC (Campeonato Mundial de Ralis) —, do qual o Prisma derivava diretamente, tendo também sido desenhado pela Italdesign de Giorgetto Giugiaro.

Era uma berlina destinada a um cliente mais discreto e conservador e apesar de partilhar praticamente tudo com o Delta nunca recebeu, por exemplo, as suas motorizações mais potentes a gasolina, equipadas com um turbocompressor.

VEJAM TAMBÉM: Lancia de volta? A partir de 2024 volta a estar presente em mais mercados europeus

Seria substituído pelo também elegante Dedra, mas este exemplar do Prisma, que parece imaculado, à venda nos Países Baixos, captou a nossa atenção.

Quase 36 anos de vida e só 37 134 km

Matriculado novo em novembro de 1986, este Lancia Prisma 1.6 i.e. pertence à segunda série do modelo — introduzida nesse mesmo ano, em que recebeu melhoramentos a vários níveis.

Está equipado com um quatro cilindros em linha naturalmente aspirado, com 1,6 l de capacidade e o “i.e.” na sua designação é uma referência ao uso de injeção eletrónica. Declarava 109 cv e trazia uma caixa manual de cinco velocidades.

Lancia Prisma 1986

Apesar dos seus quase 36 anos de vida, o odómetro regista apenas 37 134 km. Não «passeou» muito durante estes anos todos…

VEJAM TAMBÉM: E se um novo Lancia Delta Integrale fosse «apenas» uma evolução do original?

O que talvez ajude a justificar o seu estado aparentemente imaculado tanto por fora como por dentro. Podemos ver, inclusive, que os plásticos protetores usados nos painéis interiores das portas ainda permanecem (por alguma razão) no local.

Está a ser vendido pelo comerciante Sam Van Dalen que está a pedir 9900 euros por ele — dariam isso por este quase «esquecido» Lancia?

Dificilmente o Lancia Prisma valorizará de forma fabulosa como vemos outros clássicos, mas como todos os modelos gera sempre algum interesse. E neste caso em particular, parece ser uma «cápsula do tempo».