Notícias Toyota Aygo X. Encomendas abertas para o novo crossover citadino

Apresentação

Toyota Aygo X. Encomendas abertas para o novo crossover citadino

A terceira geração do citadino da Toyota é rebatizada de Aygo X, e passa a assumir os contornos de um pequeno crossover.

Toyota Aygo X 2022 Ver vídeo

O novo Toyota Aygo X (lê-se Aygo Cross) aparece para tomar o lugar do Aygo, cresce em todas as dimensões e reinventa-se como um pequeno crossover.

A sua chegada ao mercado nacional está prevista ou para março ou abril, mas a Toyota acaba de anunciar a abertura das encomendas para o seu mais pequeno modelo que podem ser efetuadas no site da marca.

Os preços do Aygo X arrancam nos 17 294 euros.

TODOS OS DETALHES: Novo Toyota Aygo ganhou um “X”, cresceu em todas as direções e agora é um crossover urbano

A gama nacional

O novo Toyota Aygo X partilha com o maior Yaris a plataforma GA-B, mas é mais curto em 24 cm, ficando-se pelos 3,7 m de comprimento.

Só vai estar disponível com uma motorização a gasolina — nada de variantes híbridas, nem sequer mild-hybrid —, com 1,0 l de capacidade,  três cilindros em linha e naturalmente aspirado.

Motor 1KR-FE
O Aygo X mantém o 1.0 l do antecessor, mas na sua mais recente evolução: 1KR-FE.

Trata-se de uma evolução da motorização do antecessor, que aqui debita 72 cv às 6000 rpm e 93 Nm às 4400 rpm e pode ser acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades ou uma caixa de variação contínua (denominada S-CVT).

A gama do novo Aygo X será composta por quatro versões, uma das quais é especial de lançamento, a Aygo X Limited. É a mais equipada e estará apenas disponível num tom, Verde Cardamom (o modelo nas imagens).

Em relação às restantes começamos com o Aygo X play, que já traz uma lista de equipamento robusta. Por exemplo, já traz de série o pacote de equipamentos de segurança Toyota Safety Sense.

Além disso traz ainda retrovisores elétricos e aquecidos, ar condicionado, câmara traseira, sensor de luz e volante em pele. Vem ainda com Assistência de Condução Inteligente (LTA), Reconhecimento de Sinais de Trânsito (RSA) e Máximos Automáticos (AHB).

VEJAM TAMBÉM: GR Aygo X no horizonte? Toyota não «fecha a porta» a um Aygo X desportivo

Já o Aygo X pulse, permite optar pela S-CVT e adiciona o tejadilho Night Sky, jantes em liga leve de 17″ (na mesma medida, mas em aço no play), luzes diurnas em LED, faróis de nevoeiro e vidros escurecidos. O ecrã central sobe das 7″ para as 8″.

O Aygo X envy ganha jantes de 18″, um teto retrátil em lona, ar condicionado automático, bancos parcialmente em pele, ecrã de 9″ com sistema TAS600, sensores de estacionamento dianteiro e traseiros, sensor de chuva e carregador sem fios para smartphone.

O Aygo X Limited, a edição especial de lançamento, além de algumas diferenças cosméticas, vem com bancos aquecidos e travão de estacionamento eletrónico.