Notícias Smart #1. É assim que se vai chamar o maior Smart de sempre

Antevisão

Smart #1. É assim que se vai chamar o maior Smart de sempre

A Smart confirmou o nome #1 para o seu futuro SUV elétrico que vai chegar à Europa em 2023 e mostrou-o em ação na neve do norte da China.

Smart #1

Deem as boas vindas ao Smart #1, o nome que identifica o maior Smart de sempre.

A designação é a mesma do protótipo, Concept #1, que vimos há cerca de cinco meses, no Salão Automóvel de Munique, e que antecipava o inédito modelo.

Além do nome, a Smart deixou-o ver, ainda que decorado com uma camuflagem densa e… colorida, nos habituais testes de inverno e no meio da neve, a enfrentar temperaturas de -40 ºC, no norte da China.

A NÃO PERDER: Em 2022 vamos conhecer o maior Smart de sempre

Smart #1 frente

O que esperar?

A Smart foi a primeira das marcas ditas tradicionais a abandonar por completo os motores a combustão e a render-se na íntegra à eletrificação, em 2019. Porém, o #1 será o seu primeiro modelo a ser pensado de raíz para ser apenas e só elétrico.

A somar a isso, será o primeiro produto da joint venture entre a Daimler (agora Mercedes-Benz Group) e a Geely, que agora dividem equitativamente a propriedade da marca — os alemães ficam responsáveis pelo design, enquanto os chineses pela engenharia, desenvolvimento e produção dos futuros modelos.

De acordo com estas fotos-espia, que foram libertadas pela própria Smart, as proporções desta versão de produção parecem em tudo semelhantes às do Concept #1, que tinha 4290 mm de comprimento, 1910 mm de largura e 1698 mm de altura.

A confirmarem-se estes números, este não só será o maior modelo da Smart até à data como será o primeiro Smart de sempre a «atacar» o segmento C.

LEIAM TAMBÉM: Testámos o Smart EQ fortwo. Ainda é o rei da cidade?

Não é por isso de estranhar que este seja um modelo com responsabilidades familiares bem vincadas, ainda que as intenções da Smart sejam reposicionar-se num «campo» mais premium e mais tecnológico do que aconteceu até aqui.

Smart #1 perfil

Design para o futuro

Por tudo isto, não admira que este Smart #1 estreie uma linguagem visual totalmente nova, mais evoluída, que servirá de base para os futuros modelos da marca e que a Smart descreve como “Sensual Producty”.

A NÃO PERDER: Brabus 92R. O “super-Smart” elétrico que custa quase duas vezes mais que o normal

Destacam-se os faróis dianteiros rasgados e unidos por uma barra luminosa, e a nova solução para o tejadilho, ao nível do pilar C, que a Smart tentou esconder com esta camuflagem criativa.

Os puxadores das portas embutidos também são um detalhe a destacar, até porque ajudam a que este modelo seja um dos mais aerodinâmicos do seu segmento, com um Cx (coeficiente de resistência aerodinâmica) de apenas 0,29.

Smart #1 traseira

Quando chega?

A Smart já confirmou que a versão de produção do Smart #1 será apresentado ao mundo no final de 2022, sendo que a estreia comercial deste SUV elétrico vai acontecer no ano seguinte.

Sabe esta resposta?
Em que ano saiu da linha de montagem a última Renault 4L?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

História da Renault 4L. 60 anos de aventuras. Qual foi a sua?