Notícias O Lada Niva «foi ao ginásio» e olhem para o resultado

Transformação

O Lada Niva «foi ao ginásio» e olhem para o resultado

Conhecido como Monster, este Lada Niva é a mais recente criação dos alemães da Zubr Concept e está pronto para o «fim do mundo».

Zubr Concept Monster
ZUBR-Concept

Lançado em 1977 e ainda em comercialização, o Lada Niva continua a ser reconhecido pelas suas aptidões todo o terreno, mas há quem queira sempre mais e é aí que «entra em ação» a Zubr Concept.

Esta empresa alemã especializada no simpático modelo russo parece apostada em aumentar as suas capacidades para andar «fora de estrada».

Entre as suas muitas criações, com diversos preços e níveis de preparação, aquela que merece maior destaque é, de longe, o Zubr Concept Monster.

A NÃO PERDER: O «eterno» Lada Niva agora também pode ser elétrico

O Monster

Disponível por 44 mil euros (!), o Zubr Concept Monster é consideravelmente mais caro do que o Lada Niva que lhe serve de base, mas tem boas razões para isso.

Alvo de modificações ao nível do chassis e suspensão, o Zubr Concept Monster é consideravelmente mais largo e alto do que o Niva original (8,5 cm), contando ainda com jantes de 16” «calçadas» com pneus todo o terreno da Hankook.

Além disto recebeu ainda um novo sistema de escape com saídas ovais, uma nova grelha, faróis e novos para-choques, um guincho e um snorkel, e viu o pneu sobressalente passar para um suporte próprio na bagageira, como nos jipes à moda antiga (no Niva sempre esteve guardado debaixo do capô).

Já o interior passou a ser revestido a couro e a contar com porta-copos, espelhos elétricos e várias tomadas de 12 V. Curiosamente o motor, um modesto 1.7 l a gasolina com 83 cv, mantém-se inalterado, mas há muitas mais alterações que a Zubr Concept oferece para os Lada Niva.

À vontade do freguês

Entre as muitas opções da Zubr Concept para o modelo russo, temos as tradicionais grades de tejadilho cujo preço varia entre os 350 e os 600 euros. Já para lá chegar é disponibilizada uma escada por 400 euros.

No campo das aptidões todo o terreno, é possível equipar o Niva com um bloqueio de diferencial por 850 euros (apesar de o modelo já contar, de série, com bloqueio central) e levantá-lo 3,5 cm custa 350 euros.

Já por 1000 euros é possível levantá-lo ainda mais 5 cm graças a mais alterações no chassis (estes dois «levantamentos» estão presentes no Monster). Por fim, uma proteção da caixa de velocidades custa 300 euros.

Menos radicais do que o Monster é possível comprar o Zubr Concept I, por 17 999 euros; o Zubr Concept II, por 18 999 euros e ainda o Zubr Concept III, por 20 999 euros.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Trabant 601?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Os 10 melhores automóveis nascidos em solo comunista
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Os 10 melhores automóveis nascidos em solo comunista