Notícias No futuro da Jaguar há uma “Panthera”

Indústria

No futuro da Jaguar há uma “Panthera”

O plano "Reimagine" foi anunciado há um ano, mas só agora a Jaguar anuncia o desenvolvimento de uma plataforma elétrica exclusiva, a Panthera.

futuro jaguar elétrico tapado com pano
© Jaguar

A Jaguar decidiu desenvolver uma plataforma elétrica exclusiva, de seu nome Panthera, para os seus futuros modelos, indo contra o que foi anunciado há um ano quando ficámos a conhecer o plano «Reimagine».

Nessa altura a Jaguar anunciou que iria recorrer a uma plataforma externa ao grupo Jaguar Land Rover, isto depois de já ter cancelado a nova geração do XJ, que se basearia na plataforma MLA e seria apenas elétrico.

O anúncio da nova plataforma Phantera foi feito por Thierry Bolloré, diretor executivo da Jaguar Land Rover, numa conferência com investidores.

A NÃO PERDER: O Jaguar XJ-C vai regressar como «restomod», mas não se eletrificou
Thierry Bollore
Thierry Bolloré, o diretor executivo da Jaguar Land Rover.

Uma questão de proporções

A decisão de avançar para o desenvolvimento da exclusiva Panthera deve-se, segundo Bolloré, à necessidade dos modelos da Jaguar Land Rover contarem com plataformas que «combinem» com as proporções do design das propostas das duas marcas britânicas.

Assim, enquanto a Range Rover tem a MLA a que se juntará a EMA (para os modelos mais compactos da Land Rover), a Jaguar vai contar com a Panthera, com Bolloré a afirmar: “Em relação ao novo Jaguar, damos prioridade à criação de proporções únicas. Por isso criamos a nossa própria plataforma”.

Este foco nas proporções deve-se, muito provavelmente, à posição do chefe de design da Jaguar Land Rover, Gerry McGovern, que insiste que os modelos da Jaguar têm de parecer únicos se esta quer assumir um posicionamento próximo ao da Bentley.

As proporções são cruciais para obter o que queremos para a Jaguar. A plataforma é consequência das proporções que definimos.

Thierry Bolloré, diretor executivo da Jaguar Land Rover

Partilhar para poupar

Quanto à designação, revelada por Adrian Mardell, diretor financeiro da Jaguar Land Rover, «Panthera» é o termo científico usado para designar os grandes felinos como os leões, pumas… ou jaguares.

Apesar de ser exclusiva da Jaguar, o plano para esta plataforma passa pela partilha de componentes com as restantes plataformas existentes no grupo, nomeadamente as baterias, os motores elétricos e, claro está, o software.

Com esta plataforma a Jaguar planeia então entrar numa nova era da sua eletrificação, era essa na qual o I-Pace continuará a ter lugar, mas na qual estará «à parte» da restante família de modelos elétricos da marca britânica.

Quanto a estes futuros modelos, Bolloré limita-se a avançar que “serão carros de luxo realmente modernos que não copiam nada no campo do estilo ou design, que representam o topo da tecnologia e refinamento, tudo sem ‘olhar para trás'”.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Opel Tigra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Opel Tigra, o “coupé do povo”
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Opel Tigra, o “coupé do povo”