Notícias Toyota volta a ser a mais vendida no mundo em 2021

Mercado

Toyota volta a ser a mais vendida no mundo em 2021

Com um crescimento das entregas de 10,1% a Toyota manteve a liderança do mercado automóvel global em 2021, ultrapassando o Grupo Volkswagen.

Toyota Corolla GR Sport sedan

Novo ano, nova liderança da Toyota no mercado automóvel global, com o Grupo Volkswagen a não conseguir recuperar o título de «maior fabricante de automóveis do mundo» em 2021, que tinha perdido em 2020.

No total o gigante nipónico viu as vendas crescer 10,1%, entregando um total de 10,496 milhões de automóveis em 2021.

Em contraste, o Grupo Volkswagen viu as vendas cair 4,5% em 2021, tendo entregue um total de 8,882 milhões de veículos em todo o mundo no ano passado.

A NÃO PERDER: Quais os modelos mais vendidos na Europa por país em 2021?
Toyota gama

Como termo de comparação, em 2020 a Toyota tinha entregue 9,528 milhões de veículos globalmente e o Grupo Volkswagen 9,305 milhões.

A «culpa» é dos chips

Tal como aconteceu no mercado europeu, também no mercado automóvel global a Toyota foi beneficiada por ter conseguido «fintar» melhor os constrangimentos na linha de produção motivados pela escassez de chips.

Ao fazê-lo a Toyota não só se conseguiu superiorizar ao Grupo Volkswagen em 2021 como se impôs, historicamente, à General Motors no mercado norte-americano, colocando fim a uma hegemonia que durava há nove décadas!

Líder nos eletrificados, mas não nos elétricos

Pioneira entre os modelos eletrificados pela «mão» dos híbridos, a Toyota entregou um total de 2,621 milhões de modelos eletrificados em 2021 (entre híbridos, híbridos plug-in, elétricos a bateria e elétricos fuel cell), reclamando a liderança neste «nicho».

Já se contabilizarmos apenas os modelos 100% elétricos, o Grupo Volkswagen «bateu» a Toyota, com 453 mil veículos elétricos contra os 14 407 da construtora japonesa.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a segunda geração do Toyota Paseo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?