Notícias Puma Hybrid Rally1. A nova arma da Ford para o WRC 2022

Apresentação

Puma Hybrid Rally1. A nova arma da Ford para o WRC 2022

O Ford Puma Hybrid Rally1 foi o último carro da nova categoria rainha do WRC a ser revelado, mas não passou despercebido.

Ford Puma Hybrid Rally1

Depois da Hyundai e da Toyota, foi a vez da Ford apresentar o Puma Hybrid Rally1 com que vai correr a próxima temporada do Mundial de Ralis (WRC).

Denominado Ford Puma Hybrid Rally1 M-Sport, este é o primeiro carro de competição eletrificado da Ford e conta com uma decoração exterior que certamente não passará despercebida.

Com «eletricidade a correr-lhe nas veias», ou na pintura, neste caso, o Puma Hybrid Rally1 M-Sport tem por base o Ford Puma EcoBoost Hybrid de estrada e é animado por um motor 1.6 turbo com quatro cilindros em linha que produz 380 cv e 420 Nm.

A NÃO PERDER: Puma Hybrid Rally1 «estraga» a festa da unidade 1 milhão da fábrica da Ford em Craiova
Ford Puma Hybrid Rally1

Este bloco EcoBoost, a combustão, surge depois associado a um motor elétrico capaz de entregar um boost máximo de até 100 kW (136 cv) durante três segundos e a uma bateria de 3,9 kWh, capaz de armazenar a energia gerada durante a travagem e o coasting.

Tudo combinado, este sistema híbrido é capaz de picos momentâneos superiores a 500 cv e 500 Nm, o que lhe permite cumprir o sprint dos 0 aos 100 km/h em cerca de 3,2s (em terra e asfalto).

A gerir tudo isto está uma caixa manual sequencial de cinco velocidades, que envia tudo às quatro rodas, sendo que este Puma Hybrid Rally1 conta com um diferencial central e com diferenciais dianteiro e traseiro mecânicos autoblocantes.

Carregamento de apenas 25 minutos

Curiosamente, a bateria deste Puma Hybrid Rally1 também pode ser carregada, para que seja possível andar em modo 100% elétrico quando se atravessam localidades, cidades e parques de assistência, bem como em determinadas secções entre especiais de classificação.

A Ford explica que vão existir pontos de carregamento dedicados entre especiais de classificação, com uma recarga a demorar aproximadamente 25 minutos.

LEIAM TAMBÉM: Oficial. A partir de 2030 todos os Ford na Europa serão elétricos

Além disso, os concorrentes da categoria FIA WRC Rally1 poderão usar um combustível sem conteúdos fósseis a partir da temporada de 2022, em que se misturam elementos sintéticos e biodegradáveis para produzir um combustível 100% sustentável.

Ford Puma Hybrid Rally1

Estreia em Monte Carlo

A estreia em competição do novo Ford Puma Hybrid Rally1 M-Sport está agendada para o próximo dia 20 de janeiro, no Rali de Monte Carlo, e serão quatro os carros inscritos, conduzidos por Craig Been, Adrien Fourmaux, Gus Greensmith e Sébastien Loeb.

“Têm sido tempos muito ocupados na preparação dos carros e da equipa para o Rali de Monte Carlo do próximo fim de semana e para o arranque da temporada do Campeonato do Mundo de Ralis 2022, para o qual valerá a pena o esforço”, referiu Richard Millener, diretor da M-Sport Team.

A NÃO PERDER: Ford Puma ST (200 cv). Escolhiam este ou o Fiesta ST?

“Com a ajuda e apoio de colegas da Ford em todo o mundo, produzimos um carro fantástico com enorme potencial, pelo que mal podemos esperar para o demonstrar ao longo do ano”, acrescentou Millener.

Ford Puma Hybrid Rally1

Já Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance, destacou a nova era da eletrificação nos ralis: “Um dos aspetos mais cativantes do WRC ao longo dos anos tem sido a ligação clara entre os carros de rali de elevada performance e os seus equivalentes em estrada. É por isso que é tão importante que esta nova era do WRC reflita a transição da nossa indústria para a eletrificação”, disse.

25 anos de histórias

Recorde-se que esta temporada do WRC marca os 25 anos de parceria entre a Ford e a M-Sport, uma ligação que já se traduziu em sete campeonatos conquistados e mais de 1500 vitórias em troços.

Sabe esta resposta?
Em que ano Francisco Romãozinho venceu o Rally de Portugal com o Citroën ID 20?