Notícias Audi R8 RWD GT «caçado». Fim do R8 aproxima-se, mas a sua despedida promete

Fotos-espia

Audi R8 RWD GT «caçado». Fim do R8 aproxima-se, mas a sua despedida promete

O fim do Audi R8 está cada vez mais próximo, mas antes ainda vamos ter direito a uma versão explosiva, denominada R8 RWD GT. O que esperar?

Audi R8 RWD GT

O Audi R8 está a caminhar para a reforma, mas antes que isso aconteça, a marca dos quatro anéis ainda nos vai brindar com uma derradeira versão do seu superdesportivo, ao que tudo indica denominada R8 RWD GT, e que pode ser vista como uma espécie de «canto do cisne» deste modelo.

As dúvidas em torno desta variante do R8 ainda se sobrepõem, naturalmente, às certezas, mas a avaliar pelas primeiras fotos-espia dos protótipos de teste, podemos esperar algo muito especial, com os genes desportivos (e de competição) bem vincados.

Estas fotos-espia, que são um exclusivo nacional da Razão Automóvel, mostram este R8 RWD GT nos habituais testes de inverno perto do Círculo Polar Ártico e desvendam alguns segredos desta versão, que terá por base o R8 V10 performance RWD que já conhecemos.

A NÃO PERDER: Audi R8 Spyder vs Lexus LFA. Qual dos V10 naturalmente aspirados fica na frente?

Audi R8 RWD GT PERFIL

O que muda nesta versão GT?

Curiosamente, o protótipo de testes «caçado» nestas fotos-espia está despido de qualquer camuflagem, o que nos permite perceber relativamente bem o que vai mudar, pelo menos no campo visual, ou mais concretamente, no campo aerodinâmico.

Na frente, destaque para o novo spoiler inferior e para os suportes aerodinâmicos laterais, à frente das das rodas dianteiras. De perfil, saltam à vista as saias muito proeminentes. Já na traseira, é impossível ignorar a enorme asa (parece permitir regulação manual…) e claro, o difusor traseiro muito mais «agressivo».

A somar a estas alterações mais visíveis, podemos também esperar uma «caça ao quilo», que é como quem diz, o recurso intensivo à fibra de carbono de modo a poupar todas as gramas possíveis. Afinal esta será uma proposta pensada para ir ao limite, em estrada aberta e em pista.

LEIAM TAMBÉM: Um segredo bem guardado. Também houve um Audi RS2 berlina

Por isso mesmo, o próximo capítulo destes testes deve trocar a neve e o gelo do Círculo Polar Ártico pelas curvas desafiantes do Nürburgring, onde todos os automóveis com responsabilidades dinâmicas têm de passar antes da derradeira aprovação de engenheiros e pilotos.

Audi R8 RWD GT

E o motor?

Sem surpresa, o motor que estará na base deste Audi R8 RWD GT será o mesmo bloco V10 naturalmente aspirado com 5,2 l de capacidade que equipa o R8 V10 performance RWD. Contudo, não seria de estranhar que nesta versão GT a potência se aproximasse dos 600 cv (representaria um ganho de 30 cv), que serão enviados em exclusivo para as duas rodas traseiras.

Mas esta é uma dúvida que muito provavelmente só será esclarecida lá mais para o final deste ano, na altura em que este Audi R8 RWD GT fizer a sua primeira aparição oficial.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o Audi R8?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Aqui só entram motores V10. Fiquem a conhecê-los
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Aqui só entram motores V10. Fiquem a conhecê-los