Notícias Este Toyota iQ quer ser um GR Yaris. E músculo não lhe falta

Tuning

Este Toyota iQ quer ser um GR Yaris. E músculo não lhe falta

Além da imagem musculada, este Toyota iQ que parece um mini-GR Yaris tem o motor de uma Kawasaki Ninja e tração traseira.

Toyota iQ mini-GR Yaris

Não há outra forma de o dizer: o Toyota GR Yaris é especial e pode muito bem vir a ser um dos últimos especiais de homologação. Rapidamente se tornou num carro de culto para os petrolhead e atraiu de imediato as atenções da comunidade tuning.

Uma das manifestações disso mesmo chegou-nos pelas «mãos» de um Toyota GR Yaris de uma preparadora australiana, que produz uns impressionantes 479 cv de potência às rodas. Agora, ficámos a conhecer um GR Yaris feito a partir de um… Toyota iQ.

Não, não nos enganámos. Foi exatamente isso que aconteceu. Uma empresa de tuning japonesa pegou num pequeno Toyota iQ e transformou-o num mini-GR Yaris.

A NÃO PERDER: Piões com GR Yaris. Presidente da Toyota mostra como se faz
Toyota iQ GR Yaris

As imagens desta criação foram partilhadas no Twitter por um dos mecânicos que trabalhou no projeto e o resultado final impressiona. E acreditem, há motivos para isso…

Tudo começa naturalmente na imagem, que apesar das proporções (muito) mais compactas, tenta-se aproximar o mais possível do tão apetecível hot hatch que nós já tivemos oportunidade de testar em vídeo, nas instalações da Lisnave. Podem vê-lo (ou revê-lo) agora:

https://youtu.be/4KsXlhd09BE

Mas este pequeno iQ passou por muito mais do que uma operação estética que o deixou parecido com o GR Yaris. Por dentro, ganhou um par de bancos de competição, um volante desportivo da Momo, um painel de instrumentos personalizado e um ecrã central que, se tivermos de adivinhar, dizemos que será para mostrar a telemetria em tempo real.

Toyota iQ GR Yaris

«Coração» de uma Kawasaki Ninja ZX-14R

Mas mais importante ainda é o motor que equipa este iQ ou mini-GR Yaris. Não só o motor mudou de posição — da frente para a traseira, ocupando o lugar dos bancos traseiros —, como o trocaram pelo motor de uma Kawasaki Ninja ZX-14R, uma das motos mais rápidas do mundo.

Trata-se de um quatro cilindros com 16 válvulas e 1441 cm3 de capacidade que produz de série 211 cv de potência e 154 Nm de binário máximo. Este bloco surge associado a uma caixa sequencial de seis velocidades que envia o binário em exclusivo para as rodas traseiras e a um sistema de escape que sai diretamente por uma das janelas traseiras.

Toyota iQ GR Yaris

Não faltam, por isso, motivos de interesse em torno deste iQ ou mini-GR Yaris, que será apresentado ao mundo no próximo mês de janeiro, no Tokyo Auto Salon 2022, no Japão.

Sabe esta resposta?
Qual a potência do Novo Toyota GR86 (2022)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Novo Toyota GR86 (2022) em vídeo. Melhor que o GT86?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Novo Toyota GR86 (2022) em vídeo. Melhor que o GT86?