Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Apresentação

E se o Nissan Ariya fosse um monolugar inspirado na Fórmula E?

A Nissan inspirou-se no monolugar com que corre na Fórmula E e juntou-lhe o sistema elétrico do Ariya para criar um protótipo muito especial.

O Ariya é o primeiro crossover 100% elétrico da Nissan, que chega ao mercado português em 2022. Mas a partir de agora também é o nome de um Single Seater Concept (monolugar) inspirado nos monolugares de Fórmula E.

Apresentado no Nissan Futures Event, este protótipo recorre ao mesmo sistema elétrico que equipa o crossover da marca nipónica, ainda que a Nissan não especifique qual a versão.

Porém, vamos assumir que, tal como os Fórmula E, tem apenas um eixo motriz, pelo que pode recorrer ao motor elétrico de 178 kW (242 cv) e 300 Nm do Ariya, associado a uma bateria de 87 kWh. Com uma massa muito inferior (pouco mais de 900 kg num Fórmula E), deverá garantir números de performance de respeito.

A NÃO PERDER: Ambition 2030. O plano da Nissan para lançar 15 elétricos e baterias em estado sólido até 2030
Nissan Ariya Single Seater Concept

Quanto ao design, é uma mistura entre as linhas do monolugar com que a fabricante nipónica corre na ABB FIA Formula E e o Nissan Ariya, o crossover elétrico que o Guilherme Costa já foi conhecer ao vivo.

Com uma carroçaria muito esguia (em fibra de carbono), que a Nissan afirma que “parece ter sido esculpida pelo vento”, o Ariya Single Seater Concept destaca-se por apresentar linhas muito dinâmicas e por manter a já tradicional assinatura em V na dianteira, que aqui surge iluminada.

A somar a isso, conta com um esquema de suspensão dianteiro exposto, com coberturas de rodas para uma melhor performance aerodinâmica e com o já conhecido halo dos monolugares de competição.

Nissan Ariya Single Seater Concept

Na apresentação, Juan Manuel Hoyos, diretor geral do marketing global da Nissan, reconheceu a irreverência deste modelo e afirmou que “na Nissan, ousamos fazer o que os outros não fazem”.

LEIAM TAMBÉM: Arranque a Frio. O «sonho» deste Nissan era ser um Hummer

Mas também explicou o objetivo que sustentou a criação deste projecto: “Com este protótipo queremos mostrar o potencial de performance do sistema motriz do Ariya num pacote inspirado nos desportos motorizados”.

Nissan Ariya Single Seater Concept
Sabe responder a esta?
Em que ano deixou de ser produzido o Nissan 300ZX (Z31)?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

O Nissan 300ZX (Z31) tinha dois indicadores do nível de combustível. Porquê?

Mais artigos em Notícias