Notícias Máquina de sonho? Este BMW 1M Coupé tem o V8 do M3 E92

Transformação

Máquina de sonho? Este BMW 1M Coupé tem o V8 do M3 E92

O BMW 1M é considerado por muitos um dos melhores carros da BMW M. Mas este em particular esconde um grande segredo debaixo do capô…

BMW 1M V8

Com o passar do tempo o BMW 1M Coupé acabou por tornar-se um dos BMW M mais desejados e apreciados. Mas esta relação de «amor» não foi imediata e quando foi lançado, em 2011, este foi um “M” que até se estranhou.

E tudo porque foi um dos primeiros modelos da BMW M a abdicar de um motor naturalmente aspirado. Mas havia mais. É que o motor turbo que o «animava» nem sequer vinha do catálogo da divisão de alto rendimento da marca bávara e era partilhada com outras versões menos desportivas da BMW.

Mas a verdade é que não foi preciso muito tempo para que o BWM 1M começasse a convencer. Tal como o outrora criticado motor N54, o seis cilindros em linha com 3,0 l de capacidade e dois turbocompressores que o equipava e garantia 340 cv e 450 Nm.

A NÃO PERDER: Heresia?! Este BMW M2 Competition tem um V8 Hellcat com 717 cv
BMW 1M V8

Mas se esta fórmula acabou por convencer quase toda a gente, houve quem ficasse sempre a achar que o 1M precisava de ir mais além. E para responder a isso, o dono do exemplar que aqui vos mostramos resolveu montar no seu BMW 1M Coupé um V8.

E não foi um V8 qualquer. Trata-se do bloco (S65) naturalmente aspirado de 4.0 litros que equipava o BMW M3 (E92) e que produzia 420 cv de potência e 400 Nm de binário máximo.

BMW 1M V8

A gerir tudo isto está uma caixa manual de seis relações que envia a potência às duas rodas traseiras e que deixa o 1M, previsivelmente, ainda mais rápido. Mas será que a massa extra desta modificação prejudicou a dinâmica em curva?

LEIAM TAMBÉM: Já testámos o BMW M2 CS. O que vale o “presente de despedida”?

Não queremos estragar a surpresa, mas a «rapaziada» da Drivetribe conseguiu deitar as mãos a este exemplar e ao fim de alguns minutos percebeu que este 1M Coupé não só estava bastante mais rápido como continuava a ter um comportamento e um equilíbrio exemplares.

Um verdadeiro monstro de Frankenstein

Este 1M, no entanto, além do V8, esconde mais um (grande) segredo. Apesar de parecer um BMW 1M Coupé, este não é um exemplar genuíno. Começou a vida como um BMW Série 1 «normal» e só depois evoluiu para aquilo que vos mostramos aqui.

No Reino Unido, esta transformação ronda as 30 000 libras, cerca de 35 575 euros, sendo que isso já inclui o carro dador, o sistema motriz do BMW M3 (E92) e todo o trabalho de modificação.

 

Sabe esta resposta?
Qual a potência máxima do BMW iX xDrive40?