Notícias Um Porsche maior que o Cayenne a caminho? Parece que sim

Rumor

Um Porsche maior que o Cayenne a caminho? Parece que sim

A Porsche está a «sondar o terreno» para um novo modelo maior e posicionado acima do Cayenne… com três filas de bancos.

2020 Porsche Cayenne GTS

A marca alemã andou a mostrar aos concessionários norte-americanos uma renderização de um hipotético novo modelo, maior (mais comprido e largo) que o Porsche Cayenne.

Segundo alguns distribuidores que o viram, trata-se de uma proposta de design totalmente distinto do Cayenne, que mistura um crossover e uma berlina, com traseira plana e a possibilidade de ter três filas de bancos.

O novo «mega» Porsche ainda não passou do papel, mas um porta-voz da Porsche Cars North America disse, em declarações à Automotive News, que a marca tornou-se “muito aberta em partilhar ideias sob a iniciativa Porsche Unseen, a maioria das quais não passam da fase da ideia”, mas que acabam por inspirar e influenciar outros projetos.

VEJAM TAMBÉM: Novo Porsche Taycan GTS veio acompanhado por uma nova Sport Turismo
Porsche Cayenne
Porsche Cayenne.

Relembramos que foi há mais ou menos um ano que a Porsche mostrou pela primeira vez dezena e meia de propostas que, por uma razão ou outra, nunca acabaram por evoluir para modelos de produção. Porsche Unseen foi o nome dado a essa iniciativa.

Sigam a ligação abaixo para verem as possibilidades excitantes e intrigantes que os designers da Porsche têm explorado nos bastidores:

TÊM DE VER: Porsche Unseen. Os modelos que a Porsche (infelizmente) nunca produziu

Lidar com a controvérsia

Agora a Porsche «sonda o terreno» novamente para perceber o potencial de um modelo posicionado acima do Cayenne e, ineditamente, com três filas de bancos — um modelo que, caso seja lançado, será controverso, no mínimo.

Se recuarmos quase 20 anos, também não faltou controvérsia quando a Porsche revelou o Cayenne, o seu primeiro SUV. A marca alemã de automóveis desportivos mostrava um modelo que estava nos antípodas daquilo que representava.

Mas hoje o Cayenne não é só o modelo mais vendido da Porsche, como recebeu um «irmão» mais pequeno, o Macan, que é o segundo mais vendido. Poderá a Porsche ampliar o seu raio de ação para algo ainda maior e mais «familiar» que o Cayenne? Não apostaríamos contra.

Porsche Taycan 4s Cross Turismo
Depois da elétrica Cross Turismo, a Porsche pondera novamente apostar num mix de tipologias, mas desta vez, num modelo de maiores dimensões e até três filas de bancos. © Thomas V. Esveld / Razão Automóvel

Não é à toa que a Porsche está a mostrar e a propor este hipotético modelo aos distribuidores norte-americanos. O apetite da América do Norte por SUV/Crossovers de grandes dimensões, com três filas de bancos, é o maior do mundo.

Apesar de ainda não ter sido confirmado, caso a Porsche decida lançar este mix de crossover e berlina com três filas de bancos, só acontecerá pós-2025.

A ligação Audi “Landjet”

Esta proposta 100% elétrica inédita da Porsche aparenta estar relacionada com o Audi “Landjet”, o futuro porta-estandarte elétrico da marca previsto para 2024 e o primeiro fruto do Projeto Artemis, que quer criar e adotar novas tecnologias para automóveis elétricos que também vão reforçar a aposta na condução autónoma.

Além do “Landjet” da Audi, estão previstos nascer mais dois modelos: o já mencionado modelo da Porsche e também um Bentley (ambos pós-2025).

Curiosamente, depois de ter sido avançada a possibilidade de ser uma berlina, os rumores mais recentes à volta do “Landjet” referem a possibilidade de também poder vir a ser um cruzamento entre uma berlina e um SUV com até três filas de bancos.

Fonte: Automotive News