Notícias À procura de peças para o Toyota AE86? A Toyota voltou a produzi-las

Clássicos

À procura de peças para o Toyota AE86? A Toyota voltou a produzi-las

A Toyota Gazoo Racing continua apostada na produção de peças para os seus mais icónicos modelos e os mais recentes "felizardos" são os Corolla Levin e Sprinter Trueno AE86.

A «família» de modelos clássicos da Toyota cujas peças voltaram a ser produzidas ao abrigo do projeto GR Heritage Parts não para de crescer. Depois dos Supra A80 e A70 e do Land Cruiser 40, foi a vez dos Toyota AE86 (os Corolla Levin e Sprinter Trueno) verem a Toyota Gazoo Racing dedicar-se à produção de peças originais.

Tal como acontece no caso das peças para os modelos novos da Toyota, também as peças para os AE86 estarão disponíveis nos concessionários da marca japonesa. Produzidas durante um período limitado de tempo (que não foi ainda revelado), estas peças estarão disponíveis até acabar o stock, não sendo depois reproduzidas.

Quanto às peças que a Toyota Gazoo Racing vai voltar a produzir, temos as pinças de travão traseiras e os braços de suspensão (disponíveis desde 1 de novembro) e os semieixos de transmissão traseiros, cuja chegada está prevista para 1 de dezembro. Já o preço destas peças não foi ainda divulgado.

A NÃO PERDER: Precisas de peças para o teu MX-5 NA? A Mazda já as tem

Modelos de culto

Produzidos entre 1983 e 1987, os Corolla Levin e Sprinter Trueno eram as versões mais desportivas das respetivas gamas e devem a lendária designação AE86 ao motor que os equipava em exclusivo: um 1.6 l com 16 válvulas e dupla árvore de cames à cabeça (o 4A-GEU) que enviava a potência para as rodas traseiras.

Apesar de lançados há quase quarenta anos, os dois modelos continuam a ter muitos fãs em todo o mundo, que os mantém em condições de ser conduzidos, justificando a decisão de voltar a produzir peças para os “antepassados espirituais” dos GT-86 e GR 86.

Quanto ao futuro do projeto GR Heritage Parts fica a pergunta: para qual modelo gostavam que a Toyota voltasse a produzir peças?

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a segunda geração do Toyota Paseo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?