Notícias Novo Kia Sportage já começou a ser produzido na Europa

Produção

Novo Kia Sportage já começou a ser produzido na Europa

O novo Kia Sportage, que terá uma versão específica para o mercado europeu, iniciou a sua produção na Europa, e tem chegada prevista a Portugal no primeiro trimestre de 2022

Kia Sportage

A quinta geração do Kia Sportage — a primeira foi lançada há 28 anos, em 1993 — é também a primeira a conhecer um desenvolvimento específico para o mercado europeu. O Sportage «europeu» será mais curto que os outros Sportage, mais adequado às necessidades do mercado o que justifica o seu volume traseiro distinto.

O que não acontece pela primeira vez é a sua produção no “velho continente”. Aliás, este será o quarto Sportage a ser produzido na Europa, mais em específico, na fábrica da Kia em Žilina, na Eslováquia: começou a ser produzido em 2006, na altura com a segunda geração do modelo. Desde então já foram produzidos lá cerca de dois milhões de Sportage.

A produção do novo modelo já arrancou, mas a sua chegada ao mercado nacional só acontece em 2022, durante o primeiro trimestre.

TUDO SOBRE: Tudo sobre o novo Kia Sportage específico para a Europa
Gerações Kia Sportage
Uma história que começou há 28 anos. O Sportage é hoje um dos modelos que mais vende na Kia.

“O início da produção do Sportage de quinta geração na nossa fábrica da Eslováquia é mais um momento marcante naquele que tem sido um ano excecionalmente movimentado, e bem-sucedido, para nós. Estou radiante por ver a nossa unidade de Žilina adicionar mais um capítulo ao seu já longo legado na produção do Sportage, supervisionando agora também a montagem das versões excitantes, amigas do ambiente e eletrificadas deste modelo”.

Jason Jeong, Presidente da Kia Europe
Os números
O Kia Sportage de 2ª geração foi o primeiro a ser produzido na Europa, tendo saído das linhas de montagem de Žilina 104 500 unidades. Da geração seguinte foram produzidas 797 500 unidades e da 4ª geração (2015) mais de um milhão de unidades. O Ceed, Proceed e Xceed também são construídos lá, resultando, no total, em mais de quatro milhões de Kia produzidos na Europa.

Tudo novo

O novo SUV sul-coreano brinda-nos com um design totalmente distinto do antecessor, mais ousado, que encontra eco também no interior, muito mais digital, a fazer lembrar as soluções adotadas pelo novo EV6, o primeiro modelo da Kia a ser concebido de raíz para ser 100% elétrico — sigam esta ligação para ficar a conhecê-lo em detalhe no nosso primeiro contacto dinâmico em solo nacional.

O novo Kia Sportage não é elétrico como o EV6, mas aposta forte na eletrificação. Além das já habituais variantes mild-hybrid (48 V), associadas tanto ao motor 1.6 T-GDI a gasolina (150 cv e 180 cv), como o 1.6 CRDI a gasóleo (136 cv), o novo Sportage surgirá no mercado com uma opção híbrida e outra híbrida plug-in.

A primeira, denominada HEV, combina o 1.6 T-GDI com um motor elétrico de 44,2 kW (60 cv), oferecendo uma potência máxima combinada é de 230 cv. Como acontece com este tipo de híbridos, não precisa de carregamento externo.

A segunda, denominada PHEV também combina o 1.6 T-GDI com um motor elétrico, mas aqui com 66,9 kW (91 cv), o que resulta numa potência máxima combinada de 265 cv. Ao vir equipado com uma bateria de polímero de iões de lítio de 13,8 kWh, o SUV híbrido plug-in terá uma autonomia de 60 km.

Interior Kia Sportage

Todos os tipos de grupos motopropulsores do Sportage, sejam a combustão ou eletrificados, serão produzidos em Žilina, demonstrando a flexibilidade e modularidade da fábrica da Kia. Apesar de a produção do novo Kia Sportage já ter começado, a versão PHEV só será produzida a partir de fevereiro de 2022.