Concept
Suite N.º 4. A Renault 4L foi transformada numa espécie de quarto de hotel
O Renault 4, mais conhecido como a lendária 4L, está a comemorar 60 anos de vida, motivo por detrás deste Suite N.º4, uma espécie de quarto de hotel para nómadas.

A Renault, juntamente com o designer Mathieu Lehanneur criaram o concept Suite N.º4, uma forma mais de comemorar o 60.º aniversário do Renault 4, usando uma 4L para o efeito e reinterpretando-a.
Essa reinterpretação foi alimentada pelos mundos paralelos do automóvel e arquitetura. Se por um lado, o Suite N.º4 é um tributo à utilitária, versátil e simples 4L, por outro, o seu volume traseiro foi transformado para ser, na medida do possível, um quarto de hotel ao ar livre.
A Renault 4L mantém as suas compactas dimensões exteriores e icónicas linhas e silhueta, mas o seu volume traseiro é agora formado por uma série de janelas em policarbonato, incluindo painéis solares no tejadilho, também ele transparentes, para deixar entrar o máximo de luz de possível.
TÊM DE VER: Porque chamamos 4L ao Renault 4?
Mathieu Lehanneur"O Suite N.º 4 é uma nova experiência em mobilidade e viagem. Eu queria fundir os mundos dos carros e arquitetura para criar um quarto de hotel ao ar livre. Ainda melhor que a mais fina suite palaciana, o carro pode ficar exatamente onde queremos que ele esteja, seja perto do mar, no meio de um campo ou a conduzi-lo à volta na cidade dos nossos sonhos."
A frente mantém os grupos óticos circulares, mas a grelha foi substituída por um painel ondulado em alumínio polido, dando-lhe um efeito de fluidez, dinamismo e movimento.
VEJAM TAMBÉM: O que acontece quando misturamos um Twizy e uma 4L? Nasce uma 4L e-Plein AirA influência da arquitetura pode ainda ser observada na escolha do tom cinzento suave da carroçaria desta 4L Suite N.º4, formado por três camadas de tinta com o objetivo de lhe dar o aspeto de… cimento.

É no interior do Suite N.º 4 que a influência do mundo da arquitetura se faz mais sentir, sobretudo no ambiente e materiais escolhidos para revesti-lo. Os bancos e o tabliê surgem revestidos com veludo amarelo. Atrás, por outro lado, recorreu-se a chenille com nervuras, um material mais espesso, para uma aparência mais robusta. Não faltam sequer almofadas para tornar o espaço mais convidativo. Inclui ainda um banco em madeira que desliza como uma gaveta e pode mesmo ser retirado.
Todos os materiais usados neste Suite N.ª 4 são feitos em França e fornecidos por artesãos sediados em Paris.
Arnaud Belloni, diretor global de marketing da Renault"A colaboração com Mathieu Lehanneur foi uma combinação natural. Propusemos-lhe que surgisse com um concept que mostrasse a sua visão para a 4L. O produto final é extraordinário. Um carro que engloba realmente tudo o que a marca propôs-se alcançar através do plano estratégico Renaulution: criar carros modernos e inovadores que provocadores de emoções."
Como não podia deixar de ser nos tempos que correm, também esta reinterpretada 4L foi convertida para ser um elétrico, com as baterias a poderem ser alimentadas pelos já referidos painéis solares. Não foram avançadas, no entanto, quaisquer especificações.

O Suite N.º 4 foi revelado no espaço da leiloeira Christie’s em Paris, onde ficará em exposição este fim de semana. Será depois transferido para o Atelier Renault e em janeiro de 2022 será exposto na feira de design Maison&Objet.
A nova 4L
A Renault 4 ou 4L vai regressar à gama da marca francesa, prevendo-se que tal aconteça em 2025. Tal como o Renault 5, que regressará como um elétrico, também a nova 4L, chamada para já, de 4Ever, será um crossover elétrico.
Ambos os modelos partilharão a base (CMF-B EV) e cadeia cinemática, que prometem autonomias até 400 km.
VEJAM TAMBÉM: Renault 4ever. O regresso da lendária 4L será como crossover elétrico
Sabe responder a esta?
A Renault 4F foi usada por que equipa de Fórmula 1 para testar o efeito de solo?
Não acertou..
Mas pode descobrir a resposta aqui::
Renault 4F. A carrinha que ajudou a revolucionar a Fórmula 1Em cheio!!
Vá para a próxima perguntaou leia o artigo sobre este tema:
Renault 4F. A carrinha que ajudou a revolucionar a Fórmula 1Mais artigos em Notícias
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL