Notícias Suite N.º 4. A Renault 4L foi transformada numa espécie de quarto de hotel

Concept

Suite N.º 4. A Renault 4L foi transformada numa espécie de quarto de hotel

O Renault 4, mais conhecido como a lendária 4L, está a comemorar 60 anos de vida, motivo por detrás deste Suite N.º4, uma espécie de quarto de hotel para nómadas.

Renault 4L Suite n.º 4

A Renault, juntamente com o designer Mathieu Lehanneur criaram o concept Suite N.º4, uma forma mais de comemorar o 60.º aniversário do Renault 4, usando uma 4L para o efeito e reinterpretando-a.

Essa reinterpretação foi alimentada pelos mundos paralelos do automóvel e arquitetura. Se por um lado, o Suite N.º4 é um tributo à utilitária, versátil e simples 4L, por outro, o seu volume traseiro foi transformado para ser, na medida do possível, um quarto de hotel ao ar livre.

A Renault 4L mantém as suas compactas dimensões exteriores e icónicas linhas e silhueta, mas o seu volume traseiro é agora formado por uma série de janelas em policarbonato, incluindo painéis solares no tejadilho, também ele transparentes, para deixar entrar o máximo de luz de possível.

TÊM DE VER: Porque chamamos 4L ao Renault 4?
Renault 4L Suite n.º 4

"O Suite N.º 4 é uma nova experiência em mobilidade e viagem. Eu queria fundir os mundos dos carros e arquitetura para criar um quarto de hotel ao ar livre. Ainda melhor que a mais fina suite palaciana, o carro pode ficar exatamente onde queremos que ele esteja, seja perto do mar, no meio de um campo ou a conduzi-lo à volta na cidade dos nossos sonhos."

Mathieu Lehanneur

A frente mantém os grupos óticos circulares, mas a grelha foi substituída por um painel ondulado em alumínio polido, dando-lhe um efeito de fluidez, dinamismo e movimento.

VEJAM TAMBÉM: O que acontece quando misturamos um Twizy e uma 4L? Nasce uma 4L e-Plein Air

A influência da arquitetura pode ainda ser observada na escolha do tom cinzento suave da carroçaria desta 4L Suite N.º4, formado por três camadas de tinta com o objetivo de lhe dar o aspeto de… cimento.

Renault 4L Suite n.º 4

É no interior do Suite N.º 4 que a influência do mundo da arquitetura se faz mais sentir, sobretudo no ambiente e materiais escolhidos para revesti-lo. Os bancos e o tabliê surgem revestidos com veludo amarelo. Atrás, por outro lado, recorreu-se a chenille com nervuras, um material mais espesso, para uma aparência mais robusta. Não faltam sequer almofadas para tornar o espaço mais convidativo. Inclui ainda um banco em madeira que desliza como uma gaveta e pode mesmo ser retirado.

Todos os materiais usados neste Suite N.ª 4 são feitos em França e fornecidos por artesãos sediados em Paris.

"A colaboração com Mathieu Lehanneur foi uma combinação natural. Propusemos-lhe que surgisse com um concept que mostrasse a sua visão para a 4L. O produto final é extraordinário. Um carro que engloba realmente tudo o que a marca propôs-se alcançar através do plano estratégico Renaulution: criar carros modernos e inovadores que provocadores de emoções."

Arnaud Belloni, diretor global de marketing da Renault

Como não podia deixar de ser nos tempos que correm, também esta reinterpretada 4L foi convertida para ser um elétrico, com as baterias a poderem ser alimentadas pelos já referidos painéis solares. Não foram avançadas, no entanto, quaisquer especificações.

Renault 4L Suite n.º 4

O Suite N.º 4 foi revelado no espaço da leiloeira Christie’s em Paris, onde ficará em exposição este fim de semana. Será depois transferido para o Atelier Renault e em janeiro de 2022 será exposto na feira de design Maison&Objet.

A nova 4L

A Renault 4 ou 4L vai regressar à gama da marca francesa, prevendo-se que tal aconteça em 2025. Tal como o Renault 5, que regressará como um elétrico, também a nova 4L, chamada para já, de 4Ever, será um crossover elétrico.

Ambos os modelos partilharão a base (CMF-B EV) e cadeia cinemática, que prometem autonomias até 400 km.

VEJAM TAMBÉM: Renault 4ever. O regresso da lendária 4L será como crossover elétrico

 

Sabe esta resposta?
A Renault 4F foi usada por que equipa de Fórmula 1 para testar o efeito de solo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault 4F. A carrinha que ajudou a revolucionar a Fórmula 1