Notícias Mazda confirma regresso do motor Wankel e anuncia dois novos SUV

Apresentação

Mazda confirma regresso do motor Wankel e anuncia dois novos SUV

O icónico motor Wankel vai regressar como extensor de autonomia no Mazda MX-30 e os novos SUV CX-60 e CX-80 vão liderar a aposta da marca japonesa nos modelos híbridos plug-in.

Mazda-logótipo

A partir de 2022 se há algo que não vai faltar à gama da Mazda serão novidades. Desde uma (mais uma!) versão do Mazda MX-30 capaz de consumir combustíveis fósseis até dois novos SUV para a Europa, vêm aí anos atarefados para a marca japonesa.

Comecemos pela nova versão do primeiro elétrico da Mazda. Há muito antecipada, a versão do Mazda MX-30 com um motor Wankel como extensor de autonomia foi agora confirmada, estando a sua chegada ao mercado europeu marcada para o primeiro semestre de 2022.

Se bem se recordam, esta não será a primeira vez que o MX-30 se “rende” aos combustíveis fósseis. Afinal de contas, no Japão já existe uma versão mild-hybrid do SUV da Mazda que conjuga o mesmo motor a gasolina de quatro cilindros de 2.0 l que encontramos nos Mazda CX-30 e Mazda3 com um sistema mild-hybrid de 24 V também usado por aqueles modelos.

A NÃO PERDER: Mazda regista novo logótipo reforçando rumores de um novo Wankel
Mazda MX-30
Até agora exclusivamente elétrico na Europa, o Mazda MX-30 vai passar a contar com uma versão com extensor de autonomia.

Reforçar a aposta nos SUV

Mas há mais. Ciente da importância dos SUV, a Mazda vai lançar dois novos modelos na Europa ao longo dos próximos dois anos: o CX-60 e o CX-80.

Inseridos no “grupo dos Grandes Produtos”, os Mazda CX-60 e CX-80 vão contar, respetivamente, com duas e três filas de bancos e serão os “pontas de lança” da introdução na Europa de modelos híbridos plug-in, com motores a gasolina de 4 cilindros. Já fora da Europa está planeado o lançamento dos CX-70 e CX-90, dois SUV de maiores dimensões.

Além destes dois novos modelos, a Mazda planeia ainda lançar uma nova geração do revolucionário motor a gasolina Skyactiv-X e do motor Diesel Skyactiv-D, com ambos a surgirem associados a um sistema mild-hybrid de 48V.

Por fim, a partir de 2025 deverá “entrar em ação” a nova plataforma dedicada a modelos elétricos da Mazda, com a marca de Hiroshima a planear o lançamento de diversos modelos elétricos a partir dessa data, tudo com vista à eletrificação total da gama até 2030.

 

 

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Mazda RX-7?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Mazda RX-7 faz 40 anos e ainda ansiamos pelo seu regresso