Notícias Só foi feito um TVR T440R e agora está à venda

Vendas

Só foi feito um TVR T440R e agora está à venda

O TVR T440R é um especial de homologação, derivando diretamente do modelo de competição. O único exemplar feito está agora à venda.

TVR T440R
© Auto Lounge Ltd

Enquanto esperamos, ansiosamente, pelo ressurgimento da TVR com um novo Griffith — entre a pandemia e a necessidade de mais financiamento, não se sabe ao certo quando é que será lançado —, deparámo-nos com este T440R à venda.

O TVR T440R é único (literalmente). Foi o único exemplar de estrada produzido nesta especificação e deriva diretamente dos T400R de competição para obter a homologação da FIA — sim, o T440R é um especial de homologação.

Houve outras três unidades de estrada produzidas derivadas do T400R, também para efeitos de homologação, denominadas Typhon, mas que diferiam do T440R, sobretudo, ao nível da mecânica.

VEJAM TAMBÉM: TVR de volta! Tudo sobre o TVR Griffith, o primeiro de uma nova era
TVR T440R
© Auto Lounge Ltd

Enquanto o T440R vinha equipado com um seis cilindros em linha atmosférico com 4,2 l de capacidade e 446 cv — uma das variantes do Speed Six, motor desenvolvido pela própria TVR e neste caso também derivado diretamente do motor usado nos carros de competição —, o Typhon ambicionava voos mais altos, adicionando um compressor ao Speed Six, mas com 4.0 l de capacidade.

Chegou a ser revelada uma unidade do Typhon com esse motor, com quase 600 cv de potência, mas os dois outros Typhon registados, apesar de manterem o 4.0 l, vinham sem compressor, ficando-se por pouco mais de 400 cv de potência. O T440R acabou por se tornar no único com Speed Six de 4,2 l.

TVR T440R
© Auto Lounge Ltd

Um super-Tuscan?

Todos estes modelos eram evoluções do conhecido Tuscan, mas mais fortes e leves e com aerodinâmica muito mais apurada (Cx de 0,32), de modo a conseguir atingir mais de 320 km/h na reta de Mulsanne, em Le Mans.

Para conseguir maior rigidez e em simultâneo, maior leveza, o T440R “usa e abusa” da fibra de carbono, tanto para efeitos estruturais (a que se juntava ainda alumínio e aço) como para os painéis da sua curvilínea carroçaria.

Curiosamente, o T440R tem capacidade para quatro passageiros (ainda que os lugares traseiros pareçam uma câmara de tortura), tendo todos eles “direito” a arneses da Willans Racing. Fibra de carbono exposta marca o exuberante interior, e as baquets são também no mesmo material.

VEJAM TAMBÉM: Lotus Emira chega como First Edition e com V6 Supercharged de 405 cv

O Speed Six de 4,2 l do T440R é acompanhado por uma caixa manual de cinco velocidades, a tração é traseira, e em combinação com a sua baixa massa – apenas 1045 kg -, consegue prestações de respeito, como os menos de 4,0s nos 0-100 km/h.

À venda

O único TVR T440R, registado em 2003, está agora à venda pela Auto Lounge Ltd, estando no seu segundo dono. O odómetro regista 40 555 km — não tem estado parado —, e estão a pedir 225 400 euros por ele, uma pechincha quando comparado com outras máquinas raras e mais exóticas.