Notícias Porsche 928 usado por Tom Cruise em “Risky Business” é o mais caro de sempre

Vendas

Porsche 928 usado por Tom Cruise em “Risky Business” é o mais caro de sempre

Um dos três Porsche 928 usados nas filmagens do filme "Risky Business", com Tom Cruise, tornou-se no 928 mais caro vendido em leilão.

Porsche 928 Tom Cruise
© Barrett-Jackson

O Porsche 928 está longe de ser um modelo que habitualmente registe grandes vendas em leilão, mas este exemplar não podia estar mais longe dessa realidade, já que é um dos três 928 usados nas gravações do filme “Risky Business”.

Considerado um dos 928 mais famosos do mundo, este Porsche foi usado pelo ator Tom Cruise durante inúmeras cenas do filme “Risky Business” (“Negócio Arriscado” em português) de 1983.

Nos bastidores de Hollywood diz-se que este terá mesmo sido o carro onde Tom Cruise — naquela época um jovem ator — aprendeu a conduzir carros de caixa manual. Um detalhe que só torna este 928 ainda mais especial.

A NÃO PERDER: “Top Gun” com Tom Cruise e três Porsche 911 GT3 tem de acontecer
Porsche 928
© Barrett-Jackson

Depois disso, seguiu-se uma aparição em “The Quest for the RB928”, um documentário de Lewis Johnsen, e diversas exposições, incluindo na Porsche Cars North America e no Petersen Automotive Museum, em Los Angeles.

Agora foi a leilão — realizado pela Barrett-Jackson em Houston, nos EUA — e como se esperava, não deixou todos estes créditos por mãos alheias, tornando-se no Porsche 928 mais caro alguma vez vendido em leilão. O preço? Nada mais nada menos do que 1,98 milhões de dólares, cerca de 1,7 milhões de euros.

porsche 928 risky business
© Barrett-Jackson

Este montante não só representa um recorde para o modelo da marca de Estugarda, como superou largamente as estimativas que tinham sido feitas quando a venda foi anunciada.

LEIAM TAMBÉM: E se Hollywood usasse automóveis modestos nos seus filmes e séries?

Nessa altura, a comparação traçada foi com o Porsche 928 Club Sport que pertenceu ao antigo piloto Derek Bell e que foi vendido por 253 000 euros, um registo que este 928 superou por quase 1,5 milhões de euros.

porsche 928 risky business
© Barrett-Jackson

V8 com 220 cv

Além da história que “carrega”, este Porsche 928 fabricado em 1979 destaca-se pelo estado imaculado em que se encontra. Mantém a configuração original e apresenta-se com um bloco V8 de 4.5 litros com 220 cv de potência (nos EUA; na Europa este mesmo V8 debitava 240 cv).

porsche 928 risky business
© Barrett-Jackson

Graças a este motor, era capaz de acelerar dos 0 aos 96 km/h (60 milhas por hora) em 6,5s e atingir os 230 km/h de velocidade máxima.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Porsche Carrera GT?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Porsche Carrera GT: o último dos analógicos
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Porsche Carrera GT: o último dos analógicos