Notícias Fórmula Student. Equipa do Instituto Superior Técnico de regresso à competição

Formula Student

Fórmula Student. Equipa do Instituto Superior Técnico de regresso à competição

Há 20 anos empenhada na Formula Student, a equipa do Instituto Superior Técnico participa este mês nas provas a decorrer em Espanha e na Alemanha.

FST Lisboa

Um autêntico “viveiro” de talentos da engenharia, a Formula Student tem na equipa do Instituto Superior Técnico (IST), a FST Lisboa, uma concorrente habitual. Afinal de contas, há já 20 anos que por lá anda a equipa do IST e este ano não é exceção.

Durante o mês de agosto a equipa a FST Lisboa vai concorrer em duas das mais prestigiadas competições de todo o mundo: a Formula Student Spain e a Formula Student Germany. A primeira disputa-se no circuito da Catalunha, Espanha, entre 2 e 8 de agosto enquanto a segunda tem como “casa” o traçado de Hockenheim, Alemanha, entre 16 e 21 de agosto.

Por lá, a equipa portuguesa vai disputar duas das três categorias da Formula Student, apresentando-se com um protótipo elétrico, o FST10e, e um protótipo autónomo, o FST10d (este fruto de uma adaptação do protótipo elétrico FST09e para condução autónoma). De fora fica a participação na categoria com protótipos com motor de combustão.

A NÃO PERDER: Como capturar as partículas dos pneus? Estes estudantes têm uma solução

Foi assim em 2019:

A Formula Student

Inspirada na Formula SAE norte-americana, a Formula Student chegou à Europa em 1998 pela “mão” do “Institution of Mechanical Engineers” em parceria com a “Society of Automotive Engineers”.

O seu objetivo era (e é) simples, mas ambicioso: levar os alunos a projetarem, desenharem e produzirem um veículo para depois concorrerem com os protótipos criados pelas outras universidades numa série de provas de velocidade, comportamento dinâmico e endurance. Quanto ao projeto, esse é inteiramente gerido e realizado pelos alunos, permitindo-lhes aprender com “a mão na massa”.

Sempre com o mundo da competição na “mira” e a par das evoluções do mundo automóvel, esta competição tem vindo, igualmente e gradualmente, a evoluir, contando atualmente com três categorias: uma destinada a protótipos com motor de combustão, outra para protótipos elétricos e outra já a “pensar no futuro”, onde os protótipos são autónomos.

E se originalmente as competições em solo europeu se realizavam somente em Inglaterra, hoje em dia há provas em países como a Alemanha, Espanha, Itália, Holanda ou República Checa.

Por fim, no que diz respeito à participação portuguesa, além da equipa do IST há ainda a registar a participação de equipas do ISEL, do Instituto Politécnico de Leiria, da Universidade de Aveiro e do Instituto Politécnico de Setúbal.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Toyota Land Cruiser 40?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

A Toyota vai voltar a produzir peças do Land Cruiser 40, até motores!