Notícias Vejam o anúncio onde o Renault 9 Turbo saltou para um cacilheiro

Arranque a Frio

Vejam o anúncio onde o Renault 9 Turbo saltou para um cacilheiro

"Vence o desafio" é o nome deste anúncio televisivo ao Renault 9, criado em Portugal, num filme cheio de ação com um Renault 9 Turbo como protagonista.

Renault 9 Turbo anuncio Ver vídeo

Em 1988, o Renault 9, tal como o seu “irmão” 11, estavam praticamente de saída — o sucessor, o Renault 19 seria conhecido nesse mesmo ano —, mas em Portugal, a versão mais aguerrida do pequeno familiar, o Renault 9 Turbo, seria a protagonista de uma campanha publicitária para o pequeno familiar francês.

Nesta campanha 100% nacional, o Renault 9 Turbo vê-se numa série de situações onde a sua performance e agilidade são colocadas à prova, seja “contra” motas ou até um helicóptero.

Um arranque a “queimar pneu”, derrapagens e até um salto para um cacilheiro, reforçada pela narração a evidenciar o dinamismo do modelo, é mesmo caso para dizer “já não se fazem anúncios automóveis como dantes”. Certamente não seria possível fazer um anúncio deste hoje em dia.

VEJAM TAMBÉM: O motor do Renault 18 Diesel é capaz de partir correntes
Renault 9 Turbo
Renault 9 Turbo

O vídeo, além do anúncio, está enriquecido com largos minutos de cenas de bastidores, sem narração, em que temos um vislumbre do aturado trabalho necessário para obter um resultado final de pouco mais de 40 segundos de filme.

Como curiosidade, o cacilheiro para onde o Renault 9 Turbo salta é o “Monte Pragal”, construído em 1946 na Antuérpia, entrando ao serviço em Portugal em 1959 até 2004. Seria desmantelado em 2007.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
O Renault 21 Turbo obteve em 1988 um recorde mundial. Qual?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault 21 Turbo. Em 1988 era o carro MAIS RÁPIDO DO MUNDO sobre o gelo