Notícias Vê o anúncio do Nissan 300ZX que foi banido em 1990

Arranque a Frio

Vê o anúncio do Nissan 300ZX que foi banido em 1990

Este anúncio ao Nissan 300ZX para os EUA só foi mostrado uma vez em 1990. Realizado por Ridley Scott, foi fortemente criticado e acabou por ser banido.

Nissan 300ZX Ver vídeo

Além de filmes como Alien ou Black Hawk Down, Ridley Scott também esteve por detrás de alguns anúncios televisivos, como o incontornável 1984 para a Apple. O que não sabíamos é que o realizador também chegou a fazer um anúncio para o Nissan 300ZX (Z32) nos EUA, em 1990.

E não sabíamos porque este anúncio só foi mostrado uma vez, no Super Bowl XXIV, em que foi fortemente criticado por várias instituições e acabou por ser banido.

A justificação? O anúncio era uma glorificação da velocidade. Se achas que os anúncios a automóveis são hoje fortemente regulados…

VÊ TAMBÉM: Porque é que este anúncio do e-Golf foi banido da TV britânica?
Nissan 300ZX 1996

Como é possível ver e ouvir, o anúncio mostra uma estranha sequência onde o narrador conta o seu sonho, em que está em fuga (não sabemos bem de quem) aos comandos de um Nissan 300ZX e o tentam capturar.

Primeiro tentam com uma mota, depois com um carro — um intrigante monolugar —, e no final até com um avião. Mas nenhum o consegue apanhar, tudo “por culpa” da performance que os dois turbos dão ao V6 do 300ZX.

Representa velocidade? Definitivamente. Mas em retrospetiva era razão para banir o anúncio ou houve excesso de zelo?


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
O GT-R 50, o GT-R que custa um milhão de euros, foi uma colaboração entre a Nissan e a…