Notícias Subaru Impreza WRX STi Spec C com jantes de ferro? O que se passa aqui?

Venda

Subaru Impreza WRX STi Spec C com jantes de ferro? O que se passa aqui?

Este muito especial Subaru Impreza WRX STi Spec C de 2005 está à venda e vem equipado com umas inestéticas e pesadas jantes de ferro. Fiquem a saber porquê.

Subaru Impreza WRX STI Spec C

Este Subaru Impreza WRX STi Spec C que se encontra à venda destaca-se por diversas razões, seja pelo facto de ser uma versão especial e mais focada — exclusiva para o mercado japonês —, como por vir equipado com… jantes de ferro, pouco elegantes e pesadas. Estranho, não é?

Face a um Impreza WRX STi convencional, o Spec C destacava-se por ser 90 kg mais leve, com uma suspensão com afinações distintas, travões mais fortes e algumas modificações ao seu motor boxer 2,0 l turbo, 280 cv.

Modificações justificadas para o tornar mais apto para competição, a razão da sua existência, sendo um genuíno especial de homologação, neste caso, preparado para competir no Grupo N (Produção). Mas quando foi dado a conhecer ao mundo, vinha equipado jantes em liga leve, com 17″, de cor dourada ou prateadas.

VEJAM TAMBÉM: GR Yaris não basta. Parece que vem aí um novo “hot hatch” de tração integral da Toyota e Subaru
Subaru Impreza WRX STI Spec C
O Spec C como “veio ao mundo”.

Objetivo: competir

É esse propósito em competir que acaba por justificar a presença das jantes em ferro desta unidade.

Estas faziam parte de um pacote opcional de competição para o Impreza WRX STi Spec C, indicado para aqueles que iam efetivamente competir ou correr com o carro.

Ao optar-se por esse pacote, eram removidos uma série de equipamentos/componentes como o ar condicionado, vidros elétricos, o ABS e até o isolamento acústico. Além disso a tampa da bagageira era trocada por outra mais leve, em alumínio, assim como os vidros eram trocados por outros mais finos e leves.

E, claro, as jantes em liga leve eram trocadas por outras em ferro, como as que vemos no exemplar em questão.

Subaru Impreza WRX STI Spec C

O objetivo por parte da Subaru era precisamente permitir às equipas de competição que toda a transformação e alteração do carro de estrada para um de ralis fosse um processo mais fácil e menos dispendioso.

VEJAM TAMBÉM: Como seria um Mitsubishi Lancer Evolution dos tempos modernos? Talvez assim

Assim, o Impreza WRX STi Spec C ficava no “ponto” para apenas serem instalados os equipamentos obrigatórios à competição, como por exemplo, uma roll cage. Também as jantes de ferro seriam rapidamente substituídas por outras específicas para competição.

Subaru Impreza WRX STI Spec C

Está à venda

Este raro Subaru Impreza WRX STi Spec C com o pacote de competição está à venda, em Solihull, no Reino Unido, por cerca de 29 000 libras (à volta de 34 000 euros).

Foi recentemente importado do Japão e conta com 60 mil quilómetros. Tendo sido uma série especial exclusiva para o mercado doméstico, o volante encontra-se do lado direito.