Notícias Raríssimo Ford GT40 em alumínio pode render 7,5 milhões de euros em leilão

Leilões

Raríssimo Ford GT40 em alumínio pode render 7,5 milhões de euros em leilão

É um dos dois Ford GT40 Lightweigh com carroçaria em alumínio e passou recentemente por um restauro que demorou quase 15 anos a concluir.

ford-gt40-alan-mann-lightweight
Gooding & Co.

Um dos dois Ford GT40 Lightweight com carroçaria em alumínio prepara-se para ir a leilão no próximo mês de agosto, em Pebble Beach, na Califórnia (EUA), onde pode “mudar de mãos” por mais de 7,5 milhões de euros.

Este Ford GT40, que correu em Sebring e em Le Mans, exibe as cores da Alan Mann Racing, uma equipa privada britânica que sempre se caracterizou pela decoração vermelha e dourada nos seus carros.

Juntamente com a Shelby American e a Holman-Moody, a Alan Mann Racing foi uma das três equipas escolhidas pela Ford para desenvolver os GT40 de competição.

A NÃO PERDER: Ford GT Heritage Edition homenageia vitória de Ken Myles em 1966
FORD GT40 ALAN MANN
Gooding & Co.

Além de alterações no chassis e no motor V8, a Alan Mann decidiu usar folhas de alumínio para substituir os painéis originais em fibra de vidro, com o objetivo de reduzir o peso deste modelo. E neste processo foram criado dois carros, entre eles este que agora vos mostramos.

Este exemplar em concreto chegou mesmo a “mostrar o que valia” durante as sessões de treino das 12 horas de Sebring de 1996, onde assinou o sétimo melhor tempo. Porém, foi obrigado a abandonar por causa de problemas na embraiagem.

Nesse mesmo ano, viajou até às 24 Horas de Le Mans, onde também se ficou pelas sessões de treinos, com a Ford a decidir não usá-lo na corrida.

LEIAM TAMBÉM: Como novo? Vai a leilão um Ford GT Heritage de 2006 com apenas 5 km

Este Ford GT40 acabaria depois vendido à Holman-Moody, antes de passar pela mão de vários colecionadores. Agora, está novamente à procura de uma nova “casa”, já depois de ter sofrido um rigoroso restauro — pelo especialista Bob Ash — que demorou quase 15 anos a ficar concluído.

No processo, o número 16 e a pintura vermelha e dourada foram recuperados e desde que o restauro foi concluído, em 2019, este GT40 com o chassis P/1085 já venceu vários prémios, entre eles um segundo lugar na sua categoria no Concours d’Elegance de Pebble Beach.

A NÃO PERDER: Ford GT 2006 vai a leilão com apenas 17 km. Sim, Dezassete!

Agora, nos dias 13 e 14 do próximo mês de agosto, regressa novamente à Califórnia, desta ver para ser leiloado, num evento organizado pela Gooding & Co, que garante que este é “um dos dos GT40 mais exclusivos e com uma história mais significativa a chegar a um leilão nos últimos anos”.

A referida leiloeira estabeleceu um preço estimado entre os 5,9 e os 7,59 milhões de euros para esta venda, o que a confirmar-se fará deste GT40 um dos automóveis mais caros do evento, que também contará com outros modelos históricos de competição, entre eles o Lola T-90 com que Jackie Stewart venceu a Fuji 200 em 1966 e o March 86C com que Bobby Rahal venceu as 500 Milhas de Indianápolis em 1986.

Sabe esta resposta?
Quantos segundos precisa o Ford Puma ST para acelerar dos 0 aos 100 km/h?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ford Puma ST (200 cv). Escolhiam este ou o Fiesta ST?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ford Puma ST (200 cv). Escolhiam este ou o Fiesta ST?