Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Apresentação

MINI Anniversary Edition. Para celebrar os 60 anos de Mini Cooper

Passaram-se seis décadas e a colaboração mantém-se. MINI homenageia John Cooper com as edições MINI Anniversary Edition, limitadas a 740 unidades.

Após seis décadas a colaborar com a família “Cooper”, a MINI celebra o 60.º aniversário com o lançamento de edições especiais, os MINI Anniversary Edition, para os seus modelos Cooper, Cooper S e John Cooper Works, limitadas a 740 unidades.

John Cooper foi um engenheiro britânico, que acabou por ter um grande impacto na competição e sobretudo na Fórmula 1, quando decidiu colocar o motor atrás do piloto, o que garantiu aos seus monolugares os campeonatos de 1959 e 1960, com Jack Brabham aos comandos.

Também Alec Issigonis, amigo de Cooper, revolucionou o mundo automóvel ao posicionar o motor transversalmente à frente da sua criação maior, o Mini, em 1959.

TÊM DE VER: O que é que o Mini Cooper tem a ver com a mini-saia? Tudo
Mini John Cooper Works Anniversary Edition

Cooper viu de imediato o potencial competitivo do pequeno Mini e não foi preciso muito tempo para iniciar a montagem de uma pequena série do modelo modificado com travões de maiores dimensões, ao mesmo tempo que lhe aumentava a potência dos 34 cv para os 55 cv. Nascia assim o primeiro Mini Cooper.

A sua criação ganhou rapidamente fama, e a marca “Cooper” circundada por um anel vermelho, passou a ser conhecida entre todos os entusiastas. Dois anos depois, lançaria o mais potente Mini Cooper S, que alcançaria a glória ao vencer por três vezes o Rali de Montecarlo (1964, 1965 e 1967), contra rivais muitos mais “apetrechados”.

Mini John Cooper Works Anniversary Edition

Desde então, as modificações realizadas por John Cooper continuaram a ganhar fama e, em 2001, a marca “John Cooper Works” seria criada em conjunto com a MINI, agora já nas mãos do Grupo BMW. A colaboração com a família Cooper continuaria, assim, com o filho de John Cooper, de seu nome John Michael “Mike” Cooper.

Desde 2008 que o MINI JCW (John Cooper Works), a versão mais “apimentada” tem sido a de topo de gama, com modificações ao nível do motor, suspensões e escape, tornando-o também dos mais divertidos de conduzir.

Mini John Cooper Works Anniversary Edition

60 anos depois… o que mudou?

Para celebrar estes 60 anos de colaboração com a família Cooper, a MINI acaba de lançar uma nova edição limitada a 740 unidades dos MINI Cooper, Cooper S e John Cooper Works, a MINI Anniversary Edition.

Mini John Cooper Works Anniversary Edition

Face ao MINI John Cooper Works que conhecemos, por exemplo, as diferenças são cosméticas, equipando o mesmo motor de 2.0 litros turbo, com 231 cv e 320 Nm de binário.

TÊM DE VER: O mais potente, radical e… esgotado. Ao volante do MINI JCW GP

No seu exterior, os MINI Anniversary Edition vêm equipados de série com a combinação de cores pelas quais os primeiros carros de corrida de John Cooper eram identificados, no caso, a cor British Racing Green Metallic (verde metálico) e elementos em branco, como o tejadilho, os retrovisores e as faixas no capô.

Mini John Cooper Works Anniversary Edition

Em alternativa, podemos ainda escolher as cores Midnight Black Metallic (preto metálico) e Rebel Green (verde), em combinação com alguns elementos em Piano Black High Gloss (preto brilhante).

Em memória ao MINI Cooper que venceu a sua primeira corrida, esta edição especial vem com o seu número, o 74, no capô e nas portas. A somar ao número, vemos ainda o logótipo “Cooper” nas suas laterais e no pilar C.

Interior “Cooper”

No interior deste modelo icónico encontramos alguns elementos específicos desta edição limitada, com a aplicação do logótipo “Cooper” na base do volante e nas soleiras das portas.

O anel vermelho que acompanha o logótipo original de John Cooper está ainda à vista na porta da bagageira, como nas superfícies decorativas à frente do lugar do passageiro.

VEJAM TAMBÉM: MINI John Cooper Works Cabrio foi renovado. Pronto para o verão

A tornar esta edição mais especial, está a assinatura de John Cooper numa placa numerada a evidenciar o caráter exclusivo desta versão.

Mini John Cooper Works Anniversary Edition
Sabe responder a esta?
Em que ano foi lançado o Ferrari F40?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Ferrari F40. Três décadas a apaixonar (e intimidar)

Mais artigos em Notícias